O projeto apresentado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e que faz parte do Pacto de Requalificação do Centro Comercial de Feira de Santana, o Pacto de Feira, tem o objetivo de promover o reordenamento do centro comercial da cidade, retirando os camelôs de áreas como o calçadão da Rua Sales Barbosa, Avenida Senhor dos Passos e Rua Marechal Deodoro.

O projeto Shopping Popular de Feira de Santana, foi apresentado nesta terça-feira (25), ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, durante uma reunião em um hotel local. Além do prefeito, quem também apresentou o projeto foi o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior. O deputado estadual e radialista Carlos Geilson (PTN), participou da mesa durante a apresentação do projeto que aconteceu exatamente um ano após o lançamento do Pacto de Feira.

Prefeito José Ronaldo de Carvalho apresentou o projeto Shopping Popular de Feira de Santana. (Foto: Washington Nery / Secom-PMFS)
Prefeito José Ronaldo de Carvalho apresentou o projeto Shopping Popular de Feira de Santana. (Foto: Washington Nery / Secom-PMFS)

Uma vez viabilizado, o projeto terá execução através de Parceria Público-Privada, PPP. Investidor que tem implantado o modelo de shopping popular em várias cidades brasileiras e já manifestou interesse em montar uma unidade em Feira, o empresário mineiro Elias Tergilene esteve presente e também falou, no encontro, sobre o empreendimento, que está orçado em aproximadamente R$ 30 milhões. O Município deverá arcar com cerca de 25% dos recursos – a parceira da iniciativa privada deverá investir a maior parte.

A plateia ficou impressionada com a maquete eletrônica do shopping popular, exibida no encontro. A edificação de três pavimentos é capaz de acolher 1.800 pontos comerciais. Áreas de convivência, praça de alimentação, bancos e diversas lojas de prestação de serviços estão previstos no projeto. O Shopping Popular deverá ser construído em um terreno de 30 mil metros quadrados na região do Centro de Abastecimento.

“Onde o shopping foi implantado, camelô não quer mais voltar para a rua”, disse o empresário que se candidata ao investimento.  No local estruturado, com limpeza, comodidade e segurança, sob um grande fluxo de pessoas, o ambulante ganha muito mais dinheiro e é dono do ponto, observa Tergilene.

Ele observa que, uma vez ordenado o centro comercial, o Município, com seu poder de polícia, terá “uma missão muito difícil”, que é impedir que camelôs voltem a se instalar nas vias públicas. “Será necessário um número bem maior de fiscais do que se tem hoje”, adverte.

A apresentação do shopping popular contou com as presenças do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Alfredo Falcão; do presidente da Associação Comercial de Feira de Santana, Marcelo Alexandrino; do representante da Associação das Agências de Viagens da Bahia, Armando Sampaio; do dirigente regional da Associação Brasileira dos Shoppings Centers e do  Instituto Pensar Feira, Edson Piaggio; do presidente da Associação dos Comerciantes do Feiraguai, Nelson Dias e do presidente da Associação dos Camelôs, Robson Leite.

Jamil Souza com informações da Secom-PMFS