Para facilitar a consulta aos valores, a Receita Federal disponibilizou para os contribuintes um novo aplicativo de celular e tablets.

A partir desta sexta-feira (8), a Receita Federal abre a consulta aos lotes de restituição do Imposto de Renda de 2012 e de também dos anos anteriores. Este ano as restituições alcançam R$ 2,5 bilhões e é o maior lote de restituições da história. Serão 1,885 milhão de contribuintes beneficiados.

Para consultar os valores, os contribuintes vão poder contar com um novo aplicativo de celular e tablets. Por meio de smartphones e tablets os contribuintes podem consultar a situação do CPF e verificar a restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal lançou aplicativo com esses serviços para os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google.

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais App Store (integrada ao sistema operacional do smartphone ou tablet), da Apple, e Google Play, do Google.

Nessa primeira versão do programa, a Receita oferecerá quatro serviços: consulta às restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física desde 1999; verificação do CPF; orientação sobre a restituição, com respostas às principais perguntas sobre o ressarcimento aos contribuintes; e avaliação do aplicativo.