O governo do Estado abriu oficialmente nesta quinta, 21, o período de consulta pública do projeto do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, cuja licitação está prevista para novembro deste ano em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo. Na ocasião, o cronograma de implantação do projeto foi atualizado, com previsão de início das obras no primeiro trimestre de 2013. Como a obra para a conclusão de todo o sistema terá duração de 36 meses, a expectativa é que o metrô esteja totalmente pronto apenas em 2016.

Previsto para ser feito dentro de uma Parceria Público-Privada (PPP), o sistema terá um investimento global de R$ 3,5 bilhões, sendo pelo menos R$ 1,8 bilhão de investimentos públicos, entre recursos federais e estaduais.

De acordo com o governador Jaques Wagner, o trecho entre a Lapa e Pirajá será priorizado para que fique pronto num prazo de 18 meses, a partir do começo das obras em 2013. Contudo, reiterou o discurso de que o sistema não será essencial para realização da Copa do Mundo em Salvador. “O metrô fica como um legado para a população”.

Com duração de 60 dias, o período de consulta pública servirá para que os cidadãos e entidades da sociedade civil tragam contribuições ao projeto. Membro do Instituto dos Arquitetos do Brasil na Bahia (IAB-BA), Daniel Colina espera que as contribuições da sociedade sejam efetivamente incorporadas ao projeto. “Quando houve a consulta pública da Fonte Nova, não deram a mínima para o que dissemos”, criticou.

As ideias para o projeto do metrô poderão ser apresentadas durante as audiências públicas, cujas datas ainda serão marcadas, ou no site www.sedur.ba.gov.br/metro.

(Do ATarde, leia mais aqui)