O Orkut encerra as suas atividade de vez. Nesta terça-feira, 30 de setembro, a empresa Google, dona do Orkut, escolheu como o último dia para se fazer login na ferramenta ou o download de seus arquivos antes de se tornar item recente da memória da web.

Era pra ser apenas mais um serviço da internet que termina e deixa saudades aos seus usuários, mas o fim da rede social Orkut marca a trajetória de milhões de internautas, principalmente de brasileiros, que começaram a conhecer a web por meio dessa ferramenta.

A rede tornou-se espaço próprio tanto para interação, experimentação quanto de excessos por partes dos membros. Era possível postar depoimentos particulares ou públicos chamados de  “testimonials” e, até mesmo, testar a criativdade ao criar imagens com a combinação de caracteres no “scrapbook”, espaço voltado para recados no perfil de cada usuário.

Tela antiga do Orkut (Reprodução / Internet)
Tela antiga do Orkut (Reprodução / Internet)

Clique nesse link para fazer login na ferramenta ou o download de seus arquivos no Orkut.

O Orkut surgiu em janeiro de 2004 a partir do projeto inicial chefiado pelo engenheiro turco da Google, Orkut Büyükkökten, que deu seu nome a ferramenta. A ideia era criar uma rede entre as pessoas  com foco no público norte-americano. Mas a ferramenta popularizou-se mais na Índia e no Brasil. Assim, em 2005, o Orkut recebeu versões em outros idiomas, para além do inglês: francês, italiano, alemão, castelhano, japonês, coreano, russo e chinês. Fonte: EBC