Durante o evento exposições e debates sobre economia solidária recursos hídricos, produção, comercialização, questão ambiental, produção das mulheres, da juventude e da agricultura familiar

Com a finalidade de modernizar a agricultura familiar e discutir políticas públicas para o homem do campo, será realizada a 1ª Exposição e Encontro Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam) entre os dias 2 e 10 de junho, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

A iniciativa é uma realização das Federações Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil e Fetraf/Bahia), do Fórum Baiano da Agricultura Familiar e do Instituto Qualificação e Cidadania (ICI). A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), é parceira do evento.

A Expoagrifam foi lançada em Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e contou com a presença de agricultores, secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Nivaldo Vieira, e diretora da Divisão de Agropecuária da Seagri, Juliana Firmino, representando o secretário Ozeny Moraes.

Segundo a presidente da Fetraf/Brasil, Elisângela Araújo, a Expoagrifam vai trazer várias personalidades para debater sobre recursos hídricos, produção, comercialização, questão ambiental, produção das mulheres, da juventude e da agricultura familiar. Além disso, será discutida a economia solidária e haverá exposições com mais de 100 empreendimentos.

“A agricultura familiar no Nordeste precisa ser vista com outro olhar. Se tiver investimentos de recursos públicos na política agrícola, condição de crédito, assistência técnica e pesquisa, eles têm condição de produzir. Então, essa feira é para valorizar todo processo produtivo da agricultura familiar, principalmente do semi-árido do nordeste”, destaca a presidente da Fetraf/Brasil.

Ela acrescenta que o município de Feira de Santana foi escolhido para sediar o evento porque a cidade tem capacidade de centralizar a articulação de todo semi-árido baiano e nordestino. A Expoagrifan terá a participação e representação dos 26 Territórios de Identidade da Bahia e acontecerá em paralelo com o 1º Festival da Cultura Junina Rural da Bahia.

A expectativa da diretora da Divisão de Agropecuária, Juliana Firmino, é reunir milhares de agricultores familiares de todo o Brasil no evento e mostrar que a Bahia vem crescendo bastante em termo de tecnologia para a agricultura. “É por isso que estamos oferecendo todo o apoio necessário para que e agricultores promovam um grande evento”, salienta.