A liberação de recursos do governo federal para o enfrentamento à seca na Bahia foi assunto do encontro no fim da tarde desta terça-feira (10) entre o governador Jaques Wagner, o ministro da Integração Nacional em exercício, Alexandre Navarro, e o secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Humberto Viana, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia.

Os R$ 10 milhões empenhados em 23 de fevereiro, durante visita do ministro Fernando Bezerra ao estado, foram efetivamente liberados e estão à disposição do Estado para aplicação nas ações de apoio às vítimas da seca.

O encontro também tratou da liberação do segundo lote de R$ 10 milhões, que foi publicada na última segunda-feira pelo ministério e que, segundo o ministro, devem estar liberados para o uso do estado até o fim de semana. Ele também disse que mais recursos podem ser usados. “Vamos garantir um período de financiamento das ações de atendimento às pessoas. Para isso, continuaremos acompanhando a situação e, se for necessário, mais recursos podem ser repassados Bahia.”

Emergência

A Bahia tem 164 municípios com situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional, “mas o número pode aumentar”, afirmou o ministro. A utilização dos recursos liberados pela União fica a cargo do plano de ação elaborado pelo Governo do Estado. A idéia é que primeiro sejam atendidas as pessoas que precisam de água e alimentos e, num segundo momento, ações estruturantes, que evitem a repetição dessa situação.