Formado em ciências da computação, João Ricardo Pagotto, exibe na Campus Party deste ano um simulador de voo feito com tecnologia totalmente nacional. “A maior parte dos simuladores é importada. Conseguimos fazer um produto 100% nacional com um preço bem mais acessível”, destacou o desenvolvedor que tem 27 anos e vive em Cerquilho, interior paulista.

Segundo ele, o equipamento está em processo de homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para poder ser usado em escolas para pilotos. “Acredito que até o ano que vem já está totalmente homologado, valendo para horas de voo e treinamento oficial de voo visual”, destacou , ao explicar que o equipamento é uma réplica, em tamanho real, dos comandos de um avião monomotor. “Todos os comandos aqui são idênticos aos da vida real. Temos um painel com 95% de funcionalidade”, completou.

Além disso, o aparelho conta com um painel em que o instrutor pode simular situações adversas, para testar a habilidade do aspirante a piloto. “Podemos simular panes durante o voo, modificar o clima, justamente para treinar a habilidade do piloto em momentos de emergência”, explica o inventor.

Pagotto espera que com a homologação da Anac possa montar sua própria empresa de simuladores. “A missão é montar minha empresa de construção de simuladores para o mercado nacional e futuramente, quem sabe, para o exterior também.”

Um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação, a Campus Party reúne até hoje (12) 7,5 mil aficionados por tecnologia no Parque Anhembi, na zona norte paulistana. Durante a semana passada, foram ministradas palestras e oficinas sobre temas como videogames, robótica, astronomia e mídias sociais.

(Da Agência Brasil)