Foto: Reprodução/ TV Subaé

A Polícia  Civil suspeita que a morte a tiros de três funcionários do Departamento de Trânsito de Feira de Santana (3ª Ciretran) ocorrido na manhã desta quinta-feira (29), por volta das 8h, no estacionamento do Corpo de Bombeiros, no Centro Industrial Subaé, tenha relação com as investigações que estão sendo realizadas na 3ª Ciretran há pouco menos de um mês e que motivaram a exoneração de uma funcionária e o remanejamento para outras funções de outras seis pessoas, todas suspeitas de envolvimentos com fraudes.

Segundo a polícia, o sargento Amarildo Araújo de Novaes atirou em dois colegas e depois cometeu suicídio. As três vítimas eram examinadores do Ciretran e seguiriam de lá até o local de provas de habilitação. Segundo testemunhas, o sargento chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Foram mortos o examinador de provas de rua Luis Eugênio Teixeira dos Santos e a assistente administrativa Maria das Graças Costa Veiga.

Em nota, o Detran-BA lamentou o falecimento dos funcionários.

Há cerca de 25 dias, uma força-tarefa coordenada por Osvaldo Moura, do Detran-BA, está investigando sete servidores do órgão por suspeita de fraude, depois de denúncias sobre regularização de carros roubados na região. O Detran-BA ainda não divulgou o nome dos sete suspeitos na fraude, nem se as vítimas estariam envolvidas na investigação.

Segundo o coordenador interino do órgão, Osvaldo Moura, por meio de corrupção e fraude vários carros roubados foram transferidos através da Ciretran. Também se investigou o atendimento a despachantes e pessoas não credenciadas nos guichês destinados aos particulares, o que é proibido. Descobriu-se, ainda, que examinadores estavam facilitando a avaliação dos candidatos a motorista nos exames de rua.

Em julho deste ano, o sargento Amarildo foi exonerado do comando do setor de Habilitação da 3ª Ciretran. Pouco mais de um mês após o afastamento, ele retornou ao cargo.