A prefeitura de Feira de Santana por meio da Superintendente Municipal de Trânsito (SMT) pretende proibir a circulação dos caminhões com comprimento acima de 6,5 metros e veículos de tração animal (carroças) nas ruas e avenidas da cidade entre as 7:00h e as 19:00h. A princípio, educar e informar os motoristas será o foco da SMT que já afixou mais de 50 placas.

Segundo a prefeitura, uma vez passado esse período a medida entrará em vigor. Com a proibição de circulação e estacionamento de veículos longos no centro da cidade, espera-se “aumentar sobremaneira a quantidade de espaços para que os carros menores parem”.

Ainda de acordo com a SMT a medida vai “influenciar diretamente na fluidez do tráfego” já que as “carretas dificultam e atrapalham o bom andamento deste setor”. Com a proibição, as vias da cidade vão servir “exclusivamente para caminhões de pequenos portes e os veículos, bem como aumentar as vagas de estacionamento nestas vias”.

Em relação à proibição de circulação de carroças, a SMT diz que objetiva evitar o “travamento do trânsito” e possíveis acidentes envolvendo esses veículos de tração animal. Na foto acima, extraída do blog do Joildo Ferreria, observa-se uma carroça estacionada na Praça da Bandeira, centro de Feira de Santana.

Jamil Souza