As flores que colorem o estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, centro, local onde estão expostas para a Feira de Flores de Holambra, poderão ser apreciadas e compradas até hoje (12). A feira é realizada pela União do Vegetal, uma sociedade religiosa fundada na Amazônia no início dos anos 60. De acordo com organizadores da feira, tanto o número de pessoas quanto às vendas têm sido satisfatórias.

Os apreciados de plantas e flores fazem a festa com tantas variedades de espécies. De origem asiática, a orquídea da espécie vanda é a mais cara das mais de 200 variedades de plantas que estão sendo vendidas na feira que acontece até este domingo. O vaso com a planta, de flores com tom forte, está com o preço promocional de R$ 140 – custa R$ 215.

A bela e rara espécie é o sonho de consumo de todo e qualquer ‘orquideiro’. “Não tem comparação com as outras, que também tem suas belezas”, afirma Joana de Oliveira. “Quem gosta de orquídeas queria ter em casa uma espécie desta. O problema é o preço”. Ao contrário das outras espécies, a vanda, se devidamente cuidada, dá flores quatro vezes ao ano – as outras dão apenas uma vez. Daí um dos motivos da vanda ser tão cara.

Na grande estufa montada no estacionamento, além da grande quantidade de orquídeas, são encontradas espécies ornamentais, como a rara rosa do deserto ou de jardim, como a pata de elefante, bromélias, musgos, pimenteiras e frutíferas. A mistura de cores encanta os visitantes. Muitos se transformam em consumidores.

No local também são encontradas cristas de galo e azaléias que dão um colorido especial. Todas as rosas são produzidas em Holambra, cidade do interior paulista, referência nacional na produção de rosas.

Realizada pelas primeira vez em Feira de Santana, a A Feira de Flores de Holambra ocorre há muitos anos em diversas partes do país. Entre as cidades baianas já esteve em Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Vitória da Conquista e Salvador.

Com informações e fotos da Secom/PMFS, Jamil Souza