Na noite desta quarta-feira (30) a maior parte da pista na Rua Barão do Rio Branco, na altura do nº 1676, em Feira de Santana ficou ocupada pela grande copa de uma árvore centenária que foi derrubada. A árvore estava localizada em frente ao grande prédio da antiga Brahma, onde fica a Eticola e era responsável por uma grande sombra.

A ordem para a derrubada partiu do responsável por uma loja de produtos de academia que será inaugurada em breve, Paulista Suplementos. Em apenas 20 minutos, foi ao chão aquela silenciosa testemunha da história, este foi o tempo necessário de acordo com informações do operador da barulhenta moto-serra que cortou a grande árvore.

Por volta da 19:00 hs uma denuncia foi feita através da central 156 e a Guarda Municipal foi acionada, homens da guarda se dirigiram para o local e já encontraram a árvore no chão. Segundo informações do Comandante Ailton um documento expedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no ano passado, no mês de junho de 2012, autoriza o proprietário da Paulista Suplementos, o senhor Sergio Oliveira a fazer a derrubada da grande árvore.

A árvore teve o interior do tronco queimado. Esta prática é muito utilizada na tentativa de matar uma árvore, afirmou o PM Pacheco.
A polícia militar também recebeu denuncia e se dirigiu para o local. Como informou o soldado Pacheco que estava comandando a viatura R0035 “aparentemente a ação foi legal”, já que o Sergio Oliveira apresentou “um laudo, um parecer técnico enviado pelo antigo secretário de Meio Ambiente do Município” a papelada está completa e tem a assinatura de ex-secretário Antônio Carlos Coelho.

Uma observação feita pelo policial militar e comprovada por nossa equipe foi o fato de a árvore estava com o interior do seu grande tronco queimado intencionalmente, ainda era forte o cheiro de queimado que exalava da árvore. Segundo o PM Pacheco, esta é uma pratica comum e utilizada quando se tenta disfarçar a tentativa de derrubar uma árvore: “Põe-se fogo no tronco, corta se os galhos e vão tentando matar a árvore”.

Uma questão que surgiu e que não houve certeza por parte das autoridades policias presentes no local era se caberia ou não ao dono da academia realizar o corte da árvore. O fato é que mais uma das últimas grandes árvores do centro de Feira de Santana foi ao chão.

A maior parte da pista na Rua Barão do Rio Branco, na altura do nº 1676 ficou ocupada pela grande copa da árvore centenária que foi derrubada.