A Secretaria da Educação do Estado da Bahia amplia a oferta de vagas para os cursos técnicos de nível médio no segundo semestre de 2014. Para isso, realiza inscrições, entre os dias 22 e 29 de agosto, nos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares da capital e do interior. A maior oferta, que compreende 4.605 vagas, é para a forma de articulação Proeja Médio contemplando jovens e trabalhadores, que têm 18 anos ou mais e já concluíram o ensino fundamental.

As vagas são em cursos técnicos de nível médio em administração, agroecologia, análises clínicas, arte dramática, comércio, enfermagem, logística, segurança do trabalho, meio ambiente, manutenção suporte e informática, entre outros. A oferta contempla Salvador e municípios do interior como Alagoinhas, Arataca, Bom Jesus da Lapa, Capim Grosso, Catu, Miguel Calmon, Santo Amaro, Senhor do Bonfim, Uauá, entre outros. A relação completa está disponível no Portal da Educação.

Neste período, também serão oferecidas 70 vagas na forma de articulação Proeja Fundamental, em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados para maiores de 18 anos, que não concluíram o ensino fundamental e estão fora da escola. Destas, 35 são para o curso de qualificação em agroextrativismo, no Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, no município de Saúde, e as outras 35 para o curso de qualificação em telemática, no Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista, em Cícero Dantas.

Os interessados por cursos nas formas de articulação Proeja Fundamental e Proeja Médio devem se dirigir aos centros e unidades escolares. É necessário apresentar os seguintes documentos – carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e atestado de escolaridade.

A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a que mais oferta cursos, no Brasil, na forma de articulação Proeja, entre as redes públicas e privadas, segundo o Censo Inep/Ministério da Educação. Atualmente são mais de 70 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio. As informações são da Secom/Ba.