A diretoria da Adufs, Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), entidade que defende os interesses dos professores da instituição, emitiu uma nota à imprensa nesta segunda-feira (27), onde anuncia uma paralisação das atividades acadêmicas programada para acontecer amanhã (terça-feira, 29). Segundo a Adufs, os professores estão fazendo um protesto contra a redução de verbas para o custeio e investimento da Uefs por parte do governo do estado. A seguir, confira a nota da Adufs na íntegra.

INFORMAÇÃO À IMPRENSA
 
Professores das Universidades estaduais paralisam as atividades por mais verbas
 
Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) paralisarão as atividades acadêmicas nesta terça-feira (29), em protesto contra a redução de verbas em quase 12 milhões para custeio e investimento, imposta pelo governo estadual. Com isso, o risco das instituições entrarem em colapso é muito grande, pois faltará dinheiro para comprar material e equipamentos, as obras de reforma e construção serão suspensas, o restaurante universitário poderá ser fechado, ocorrerão atrasos no pagamento de fornecedores, das empresas terceirizadas, das contas de luz, água e de telefone. Também estarão suspensos os concursos e seleções públicas para professores e técnico-administrativos.
A paralisação tem o objetivo chamar a atenção da comunidade para a gravidade da crise que se avizinha e, ao mesmo tempo, buscar seu apoio para a luta em defesa da Educação pública, cada vez mais sucateada pelos governos que não lhe dão a devida prioridade. A mobilização reflete a preocupação dos docentes com o futuro das universidades estaduais e com a qualidade do trabalho que realizam.
As instituições de ensino têm sido fundamentais na formação de profissionais, cidadão e cidadãs, buscando a competência e o compromisso social. Também têm contribuído com a produção do conhecimento científico e cultural, tão necessário ao desenvolvimento sócio-econômico regional. Dessa forma, a categoria docente exige uma política que garanta as condições para seu pleno funcionamento, no momento comprometido pela falta de orçamento.
Como parte das ações da mobilização, a diretoria da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs) está convidando representantes de entidades sindicais e dos movimentos sociais, além da imprensa, para um café da manhã, no dia da paralisação (29), a partir das 8 horas, no pórtico da Uefs. Na ocasião, explicará em detalhes os problemas enfrentados pela comunidade por causa da falta de recursos.
Os estudantes da Uefs também estão mobilizados e vêm realizando manifestações contra as precárias condições de estudo e a ameaça de fechamento do bandejão. Os técnico-administrativos, por sua vez, já paralisaram as atividades pela implantação do plano de cargos e salários. No final do ano passado, as três entidades (Adufs, DCE e Sintest) e a reitoria protocolaram um documento junto à Secretaria da Educação (SEC) apontando para os graves efeitos da redução do orçamento. A reivindicação é de que seja destinado às universidades um orçamento equivalente a 7% da Receita Líquida de Impostos. Atualmente, esse percentual não chega a 5%.             
 Feira de Santana, 28 de abril de 2014.
 
Amini Dórea
Assessoria de Comunicação
(75) 3224-3368 – (75)8864-7204
www.adufsba.org.br; Twitter: @adufs; Facebook: Adufs Seção Sindical
 

Jamil Souza