Localizado no bairro Jardim Acácia, o Centro Municipal de Educação Infantil Eduardo Miranda foi oficialmente inaugurado na manhã desta terça-feira (11). O equipamento promete ofertar educação em tempo integral para a população daquele populoso bairro de Feira de Santana e foi construído com recursos do Governo Federal.

A unidade escolar recebeu o nome do professor e sindicalista Eduardo da Silva Pessoa de Miranda. Defensor ferrenho dos interesses dos professores, Eduardo Miranda foi professor de português e latim e lecionou no Colégio Estadual de Feira de Santana e no Colégio Santanópolis, tendo tornado-se bastante conhecido pela sua atuação sindical.

Centro Municipal de Educação Infantil que promete educação em tempo integral foi inaugurado e recebeu o nome do sindicalista e professor Eduardo Miranda. (Fonte: Secom/PMFS)
O sindicalista Eduardo Miranda lutou combativamente pelos direitos dos professores. (Foto: Reprodução/Google)

O professor Eduardo nasceu em 1º de julho de 1944, em Salvador, mas, foi Feira de Santana que ele abraçou como o seu lugar. Aqui ele fundou a APLB–Sertaneja uma seccional da Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia (APLB-BA). Também fundou os núcleos de São Gonçalo dos Campos, Irará, Coração de Maria, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Santo Estevão, Santa Bárbara, Candeal, Antonio Cardoso e Ichu. Eduardo Miranda morreu no dia 14 de agosto de 2006.

A inauguração do Centro Municipal atraiu moradores do Jardim Acácia, pais e futuros alunos da instituição além de autoridade políticas e membros da imprensa feirense. Durante o seu discurso, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a importância daquela unidade escolar: “representa a possibilidade de novos caminhos para estas famílias cujos filhos foram matriculados aqui”.

Na unidade serão oferecidas 130 vagas para crianças de um a cinco anos, que estudarão em tempo integral. Moderno, o prédio que foi construído com recursos federais possui dez salas de atividades e outras que complementarão a sua proposta pedagógica.

Centro Municipal de Educação Infantil que promete educação em tempo integral foi inaugurado e recebeu o nome do sindicalista e professor Eduardo Miranda. (Fonte: Secom/PMFS)
Centro Municipal de Educação Infantil que promete educação em tempo integral foi inaugurado e recebeu o nome do sindicalista e professor Eduardo Miranda. (Foto: Secom/PMFS)

A lembrança do homenageado, professor Eduardo Miranda, que acabou dando um toque de emoção na inauguração. José Ronaldo destacou o trabalho e a importância do professor Eduardo Miranda, tanto como professor ou líder sindical. Recordou que o homenageado foi seu professor, e de tantos outros, de língua portuguesa no Colégio Santanópolis. “Depois, quando eu já era prefeito, tivemos contatos em várias ocasiões, cada um defendendo o seu ponto de vista acerca das propostas que eram levadas à mesa de negociação. A homenagem foi das mais justas, ainda mais porque todos sabem o carinho que Eduardo Miranda nutria pelas crianças”.

A viúva de Eduardo Miranda, Joelma dos Santos, disse que o marido era uma pessoa ética e compromissada com a educação, com ideal de vida focado no bom ensino e aprendizado. “Essa homenagem ganha uma dimensão enorme porque a escola é o local de transformação, o ambiente onde se adquire valores”.

Em sua fala, a secretária de Educação, Jayana Ribeiro afirmou que o Centro Municipal de Educação Infantil Eduardo Miranda, localizado no Jardim Acácia é o primeiro de uma série que vai ser construído pelo governo municipal.

O evento contou também com a participação do deputado federal Colbert Martins Filho, do deputado estadual Carlos Geilson, além de vereadores e secretários municipais que estiveram presentes à solenidade.

Jamil Souza