Os professores de Coração de Maria, município que fica a uma distância de 105 km de Salvador, e que estão em greve desde o dia 16 deste mês fizeram uma manifestação pelas ruas da Cidade. O protesto foi finalizando na Rodovia que liga Coração de Maria ao município de Conceição do Jacuípe, o tráfego ficou interrompido por algumas horas, na BA 084, em frente ao Hotel Fazenda Coronel, a fazenda de propriedade do pai do prefeito do município, Diego Henrique.

Os professores protestam, dentre outras coisas, pelo décimo terceiro de 2011 que não foi pago, pelo Piso Salarial Nacional, por merenda escolar e transporte escolar entre outras reivindicações. A manifestação contou com a participação de centenas de trabalhadores em Educação que exigem respeito pela Educação de Coração de Maria.

Lutando por mudanças nas políticas educacionais da rede Municipal de Ensino de Coração de Maria, cerca de 300 funcionários reunidos em assembleia ultimo 16 de abril, decidiram por unanimidade aderir a greve por tem tempo indeterminado.

Segundo a APLB, os motivos que levaram a categoria entrar em greve foram os seguintes:

Não cumprimento dos acordos referentes ao pagamento do décimo terceiro salário 2011 dos servidores ativos e previdenciários; a falta de transporte escolar, a falta de alimentação escolar; o não encaminhamento pelo executivo da Lei n° 11.738, com o reajuste de 22,22% para o ano de 2012 para aprovação do legislativo; o não comparecimento do Jurídico do executivo nas audiências referentes às questões da educação, a exemplo dos servidores em desvio de função; a não concessão de Licenças prêmio e aposentadorias aos servidores; o não repasse das consignações bancárias dos empréstimos; o não início das aulas dos alunos de 4 anos da sede do município e outras localidades, a exemplo da escola do Papagaio; o não repasse dos 20% dos professores do PROFORMA; além da ausência do prefeito Sr. Diego Henrique da Silva Cerqueira Martins no Município e descaso em relação a todos os ofícios emitidos por esta entidade, solicitando uma audiência com o mesmo desde 2011.

Jamil Souza com informações de Ailton Queiroz