A Micareta de Feira de Santana 2018 foi encerrada na madrugada desta segunda-feira (23), e foi tão rápida quanto a passagem dos trios elétricos pelo circuito Maneca Ferreira. Mas, como o feirense gosta de festa, essa Micareta deixará um gostinho de quero mais no coração dos foliões que, durante todos os dias da festa, se “recusavam” a sair da avenida mesmo debaixo de chuva.

Este ano, a festa momesca veio repaginada no que se refere a questão das atrações, tendo em vista que nos anos anteriores existia uma predominância do desfile de blocos, e este ano, a maioria das atrações da festa foram voltadas para o público “pipoca”.

Um detalhe, que é necessário ser enfatizado, se refere a questão da passagem dos trios elétricos na avenida. Durante todos os dias da festa, foi possível perceber que os trios passavam numa velocidade atípica, a velocidade acelerada era facilmente percebida. Isso reflete na duração do desfile, pois o tempo previsto para o seu trajeto é de 180 minutos, mas, na velocidade em que eles estavam provavelmente o tempo total do desfile sofreu uma redução drástica.

Outro detalhe importante, e que também contribuiu para uma redução no tempo de apresentação dos artista nos trios nesta Micareta 2018, foi a grande redução no percurso. Este ano, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, reduziu, de maneira significativa, o tamanho do Circuito Maneca Ferreira. E os trios encerravam o suas apresentações nas proximidades da Avenida Maria Quitéria. Em anos anteriores, o circuito da micareta se estendia até depois da Rodoviária, nas proximidades da Rua Castro Alves.

Devido a esse e outros fatores, a Micareta de Feira 2018 foi rápida e em todos os dias, a festa encerrou-se por volta de uma hora da madrugada. Com a passagem dos trios, pôde-se observar que os foliões ficavam em um ir e vir angustiante no circuito, à procura de diversão. A única alternativa viável era aguardar em algumas barracas que funcionam os chamados “paredões”. Vale ressaltar que a maioria dos foliões dependem do transporte público para se locomover e, muito dos que permaneciam na avenida estavam aguardando a volta da circulação dos ônibus coletivos, que só retorna às 6:00 horas da manhã, mesmo em dias de micareta.

Apesar de tantos percalços, o feirense que curte a micareta mantêm-se firme e não perde  oportunidade de brincar atrás do trio. Agora, fica a saudades, o calos nos pés, a ressaca e a uma esperança de que, no próximo ano, a Micareta de Feira seja melhor tratada pelos que, com dinheiro público, organizam a folia de abril que é a maior festa popular de Feira de Santana.