Jam na Cuca na apresentação do dia 22 de março de 2015. (Foto: Jamil Souza)

Se consolidando ano após ano, o projeto Jam na Cuca, desde 2014, vem apresentando shows primorosos de música instrumental em formato de Jam Sessions no Teatro de Arena do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA/UEFS) em Feira de Santana. Neste domingo (3), acontece a última edição da temporada 2017. E a Jam na Cuca que sempre contou com participações especiais de talentosos músicos locais e de outras partes, receberá o sensacional grupo Roça Sound System. Isto mesmo, o jazz, a música instrumental e o sound system vão se fundir na última jam session do ano.

Jam Session é um encontro informal de músicos com o objetivo de tocar livremente e improvisar. Surgiu por volta de 1950 nos clubes de Jazz nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, vindo aportar também em Feira de Santana onde, mensalmente, o público pode assistir a sessões memoráveis de virtuosismo e interação entre músicos feirenses e também artistas nacionalmente reconhecidos, pois já passaram pelo palco da Jam na Cuca grandes nomes como o maestro Letieres Leite, o trompetista Joatan Nascimento, o guitarrista Mou Brasil, o instrumentista e compositor Borega Melo, o baterista e produtor Ivan Huol, dentre outros.

A música instrumental e jazz da Jam na Cuca se fundirão ao som contemporâneo e urbano do Roça Sound e seu Sistema de Som. (Imagem divulgação)

O ano de 2017 foi extremamente importante e produtivo para o projeto, tendo sido realizados oito edições de enorme sucesso de público, consolidando cada vez mais o evento e mostrando a força da música instrumental da cidade.

E nas quatro últimas edições a Jam ampliou ainda mais o olhar para o artista feirense, tendo trazido ao palco, na edição de agosto, o premiado guitarrista Rony Santini e, na edição de outubro, o grupo Chorinho Entre Amigos. Mas o projeto não se limitou ao instrumental e inovou, por exemplo, ao trazer para a arena do CUCA o DJ e produtor musical Lerry que, com suas batidas eletrônicas dialogou com o som da banda base esquentando a noite da edição da Jam de setembro.

Nesta edição de dezembro (03), a última do ano, a Jam na Cuca surpreende ainda mais e propõe a mistura de estilos aparentemente tão diversos como o jazz e o rap, ao convidar a banda Roça Sound, que vem fazendo inúmeros shows pelo estado, arrastando e empolgando um público cada vez maior com seu estilo único, dançante, vibrante.

O grupo Roça Sound

Influenciados pelo contexto popular jamaicano, o Roça Sound é adepto e propagador da cultura de som, popularmente conhecido como Sound System (Sistema de som), um grupo de disc-jóqueis, orquestrado por um coordenador – DJ e de MC,S que juntos conduzem gêneros musicais como ska e rocksteady que são ancestrais ao reggae e o dub, além de batidas mais contemporâneas como, dancehall, Bahia Bass e outros.

Formado por NickAmaro (DJ e Voz), Paulo Bala (Voz) Dom Maths (Voz)  e Ed Murf (dançarino) o grupo mescla elementos da cultura afro americana e nordestina (urbana x sertaneja) e está num movimento cada vez mais crescente, angariando cada vez mais fãs  e elogios por onde passam. Sobre a participação na Jam, Nick declara:

“É um desafio. mas, é isso que nos atrai. Esperamos aprender e evoluir, com certeza vai ser uma experiência incrível pra nós que fazemos essa nova linguagem denominada ‘Bahiabass’.”

A banda base da Jam

Músicos da banda base da Jam na Cuca. (Foto: Anderson Moreira)

Atualmente a banda base da Jam na Cuca é formada pelos músicos Gilmar Araújo (guitarra), Rogério Ferrer (acordeon/sax/piano), Anderson Silva (contrabaixo) e Adson Junior (bateria) – que juntos formam o grupo feirense Quaternária; além do pianista Tito Pereira, de volta à cidade após temporada em terras paulistas.

Varal da Jam

Paralela à apresentação musical, acontece uma pequena feira para venda de artesanato, comidinhas e afins, chamada Varal da Jam, e que é um charmoso espaço que complementa o astral descontraído do projeto.

Saiba de mais acerca do projeto através da fanpage www.facebook.com/jamnacuca e do instagram @jamnacucaPara demais informações envie um e-mail para jamnacuca@hotmail.com ou ligue para 75 98826-3129/ 75 98822-7582.

(Informações: Ascom Jam na Cuca  / edição: Jamil Souza)

Serviço

O que: Jam na Cuca – Show de música instrumental (jazz) com classificação livre

Quem: Jam na Cuca convida Roça Sound

Onde: Teatro de Arena do Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA/UEFS  (Av. Conselheiro Franco, s/n, Feira de Santana)

Quando: Dia 03/12/2017, a partir das 17h

Quanto: R$ 8,00

Contato:  e-mail: jamnacuca@hotmail.com – Tels: 75 98826-3129/ 75 98822-7582 – Fanpage www.facebook.com/jamnacuca – Instagram @jamnacuca.