Uma das mais antigas manifestações da cultura popular feirense, o desfile do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana, padroeira da cidade, voltou a desfilar alegria e irreverência pelas ruas de Feira de Santana, há 11 anos, por uma iniciativa do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e da Uefs e, logo, foi abraçada pelo povo. Hoje, em sua 11° edição, o Bando Anunciador tornou-se uma grande “brincadeira” que, mais uma vez, será alimentada pela vontade do povo que vem dos diversos bairros e distritos da cidade levando muita irreverência para o centro antigo de Feira.

A escolha da Rainha do Bando Anunciador 2017 aconteceu na noite desta quinta-feira (6), no Cuca e foi marcada por muita animação e alegria. A prévia da festa reuniu muita gente no teatro que pode conferir a mesa-redonda formada pelo Secretário Municipal de Cultura Edson Borges, pela cantora Marcia Porto e pelo radiojornalista Elsimar Pondé. Em seguida, a música e a alegria tomaram conta do palco com o desfile das candidatas. No final, a comissão julgadora elegeu Marcilene Costa (Lene) como rainha e classificou Viviane Sampaio e Thaiane de Anastácio como princesas; Sidnelza (Velza Chicleteira) como Miss Simpatia  e Margarida Gonzaga (Margô) como Miss Terceira Idade.

Vale lembrar que essa legítima manifestação cultura feirense foi durante muito tempo esmagada pela intransigência político-religiosa que, lamentavelmente, ainda opera na Feira de Santana do século XXI. Apesar disto, a força da tradição e da cultura popular são evidentes quando se observa que o cortejo do Bando Anunciador só cresceu em número de participante desde seu retorno em 2007.

Mantendo a tradição, no próximo domingo (09), bem cedo, às 7 horas, tem alvorada de fogos e cortejo do Bando Anunciador saindo do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Vamos lá! Viva a Cultura Popular!

Jamil Souza