Uma notícia veiculada nas últimas horas do final de semana deixou muitos feirenses tristes, o Feira Coletivo Cultural que é responsável pela realização do Feira Noise Festival, em Feira de Santana, anunciou que a edição 2016 não acontecerá. O aviso foi feito, na noite deste domingo (30), por meio de nota publicada na página oficial do Feira Coletivo no Facebook.

O Feira Noise Festival é realizado desde 2009. Ao longo do tempo cresceu e tornou-se um dos mais importantes festivais de música e artes integradas da Bahia. A notícia do cancelamento da edição deste ano gerou muitos comentários, várias pessoas se manifestaram expondo a sua tristeza.

“Feira Coletivo tá de parabéns por todos os Feira Noise realizados. Mas não deixo de ficar triste pela ausência do festival nesse ano.”, lamentou a estudante Thaílla Sena. Já a professora Patrícia Silva Pinto comentou: “É uma pena que um festival desse porte não faça parte do calendário oficial da cidade. Lamentável como Feira de Santana trata sua cultura”.

Essa não é a primeira vez que o festival deixa de ser realizado, o Feira Noise também não aconteceu em 2013. Ao todo, foram realizadas seis edições.

Agora só no ano que vem. Embora não tenha explicado os motivos reais que levaram ao cancelamento do festival deste ano, o Feira Coletivo promete que em 2017 realizará “uma edição histórica” do Feira Noise.

A seguir, confira a íntegra da nota do Feira Coletivo anunciando o cancelamento desta que seria a 7° edição Feira Noise.

PRECISAMOS FALAR SOBRE O FEIRA NOISE

O Feira Noise Festival nasceu em 2009 com diversos objetivos, entre eles, tínhamos o intuito de colocar Feira de Santana no mapa da música independente brasileira, estimular e fomentar a cena local, garantir a circulação de agentes criativos, artistas e também a fruição de bens culturais em Feira e região, além de ter em nossa cidade um espaço com ótima estrutura onde o artista independente pudesse mostrar seu trabalho com qualidade e destaque. Conseguimos ao longo desses anos superar nossas metas, com o festival fazendo parte da Rede Fora do Eixo e da Rede Brasil de Festivais, não só conectamos Feira com o restante do Brasil como também nacionalizamos as ações realizadas dentro da programação do evento.  Mesmo sem grandes patrocínios sempre pautamos o festival a partir de um modelo de política pública para cultura que defendemos, investimos na formação de público e na democratização do acesso à cultura realizando grande parte da programação, principalmente de formação, sempre gratuita e os shows com preços acessíveis, além de estimular o desenvolvimento da cadeia produtiva da música a partir destes espaços de formação. 

De lá para cá realizamos seis edições (2009, 2010,2011,2012,2014 e 2015) maravilhosas construídas com muito carinho, paixão e sempre trabalhando a partir de um novo modelo de gestão, pautado nas ações em rede, na cooperação, na descentralização e na economia solidária. 

Pois bem, o Feira Noise cresceu e se tornou o maior festival de música independente da Bahia com mais de 200 artistas passando por sua programação ao longo das 6 edições. Feira de Santana e a Bahia não são mais as mesmas desde que realizamos a primeira edição com 20 bandas há sete anos atrás. 

Escrevemos tudo isso para dizer que o Feira Coletivo segue conectado com os novos rumos da cultura independente não só na Bahia mas em todo o Brasil e teremos diversas atividades para serem realizadas até o final do ano, mas infelizmente não teremos a edição 2016 do nosso Festival. Seguimos trabalhando e como não temos medo de desafios, prometemos uma edição histórica ano que vem com o melhor da música independente nacional, espetáculos de dança, artes visuais, oficinas de formação e mesas redondas.

Feira Coletivo