Uma festa para anunciar uma outra festa. Assim podemos definir o cortejo do Bando Anunciador, festejo que acontecia em Feira de Santana para avisar que estava próximo o início daquela que foi uma das mais importantes festas do interior da Bahia, a Festa de Sant’Anna. Retomado a cerca de 10 anos por iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o desfile do Bando Anunciador é bonito de se ver, gostoso de participar e, tem crescido a cada ano. Neste ano, em sua 10ª edição, já tem data anunciada.

O Bando Anunciador, como o próprio nome já avisa, desfila nas ruas do centro da cidade para anunciar o início da Festa de Senhora Sant’Anna. Lamentavelmente, a bela festa que acontecia em homenagem à padroeira da cidade, animava os feirenses e enchia a praça da Matriz, teve a sua parte “profana” extinta pela Igreja Católica.

Felizmente, a alegria e o riso retornaram quando há 10 anos o cortejo do Bando Anunciador da Festa de Santana voltou a ser realizado e a encher de cores, alegria e muita música o centro da cidade. Desde então, pessoas de várias partes da cidade tem organizado grupos que levam alegria, música, protesto e muita irreverência para o cortejo.

Desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana em 2014 conta com grande participação popular. (Foto: Edvan Barbosa / Ascom Uefs)
O desfile do Bando Anunciador da Festa de Santana em 2014. (Foto: Edvan Barbosa / Ascom Uefs)

O bando voltou a às ruas promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A instituição já divulgou a data do desfile do Bando Anunciador deste ano. E, em sua 10ª edição, ocorrerá no dia 10 de julho.

Ainda de acordo com a Uefs, o cortejo terá início às 7 horas, em frente ao Cuca, na rua Conselheiro Franco. De lá seguirá até a Igreja dos Remédios, passará por trechos das avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, da rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó, de onde irá seguir até a área externa da Catedral, com acesso ao tradicional Coreto.

Eleição da Rainha: Um aperitivo

A escolha da Rainha do Bando Anunciador, como em anos anteriores, acontecerá no Teatro do Cuca, às 19:30hs do dia 7 julho. Como o desfile do bando, a eleição da majestade do cortejo é também um evento irreverente, festivo e, como um aperitivo, é uma demonstração do clima de alegria que toma conta dos cortejos. Como de hábito, contará também com uma palestra sobre o bando que, dessa vez, será proferida por Hygor da Silva Almeida, Assessor Técnico de Sistema Municipal de Cultura, com o tema “Bando Anunciador: Patrimônio Imaterial de Feira de Santana”. O coletivo “Unidos pelo Samba” será a atração musical da noite.

Quem quiser concorrer ao título de Rainha do Bando Anunciador terá primeiro de fazer as inscrições que acontecem no Cuca no período de 20 de junho a 6 de julho, das 8:30 às 11:30hs e das 14:30 às 17:30hs. O prédio do Cuca está localizado na Rua Conselheiro Franco, quase em frente ao prédio da CDL, nas proximidade da Praça da Catedral Matriz. Mais informações através do telefone (75) 3221-9611.

Jamil Souza