Internet gratuita no Beco da Energia. Foto: Jamil Souza
Internet gratuita no Beco da Energia. Foto: Jamil Souza

O Beco da Energia está localizado bem no coração do centro comercial de Feira de Santana, Bahia. Local de memória e histórias, o Beco da Energia é um dos últimos redutos de casas de prostituição do centro de Feira.

No dia 5 de julho de 2015, vários artistas visuais, a maioria deles grafiteiros, voluntariamente invadiram o Beco da Energia levando cor, luz e beleza para o local. Depois daquela intervenção, outras aconteceram e o beco tornou-se um lugar rico em arte e cultura.

Antes das intervenções, o Beco da Energia se encontrava abandonado e esquecido pelo poder público municipal. Estava sem iluminação nos postes e tinha virado depósito de lixo que era jogado a esmo nas suas calçadas – o que lamentavelmente ainda teima em acontecer.

Após a invasão de artes, o espaço já recebeu a visita de políticos e outras autoridades, todos curiosos em ver com os próprios olhos o que artistas e ativistas culturais têm realizado no beco. Ainda em 2015, o lugar recebeu melhoria na iluminação e lixeiras foram instaladas na pequena rua.

As intervenções artísticas e culturais no Beco da Energia logo passaram a ser frenquentadas por intelectuais, jornalistas, ativistas culturias, cantores e artistas respeitados e admirados pela sua trajetória. Tornou-se comum a presença dessas figuras no Beco. Por causa disso e das mudanças pelas quais o beco passou, uma expressão surgiu: “quem diria… fulano aqui no Beco da Energia!” ou “quem diria… tem lixeira no Beco da Energia!”.

Em 2016 todas intervenções no Beco da Energia foram patrocinadas com dinheiro público. O movimento artístico foi contemplado num edital do Governo do Estado.

No início deste mês (maio), a prefeitura municipal instalou internet gratuita no Beco da Energia. Agora, as putas e seus clientes, artistas, intelectuais e os apreciadores das artes e demais eventos culturais realizados no beco, já podem contar com wi-fi livre. Com isso é oportuno dizer: Quem diria, tem wi-fi no Beco da Energia!

No domingo, 29, vai acontecer mais uma intervenção artística no Beco da Energia. Apareça e confira workshops, exposições e shows musicais. Vale a pena conferir o show de Africania. Também se apresentam Venus Carvalho, Marcio Punk e outros.

Jamil Souza

#BecoDaEnergia #Cultura #Arte #Música #FeiraDeSantana #CentroDaCidade #IntervençãoArtística #InternetLivre #WiFiNoBeco #Shows #RadioBBG