O rádio é reconhecidamente o veículo de comunicação mais forte e influente em Feira de Santana. Para pessoas das mais variadas classes sociais ele é, senão a principal, uma das principais fontes de informação. Pesquisas já comprovaram a força do rádio na segunda mais importante cidade da Bahia. Neste sábado, 13, em que comemora-se o Dia Mundial do Rádio, é bem oportuno ler o comentário da Unesco, o departamento de educação, ciência e cultura da Organização das Nações Unidas, sobre a data. Confiram a seguir.

O papel do rádio em situações de emergência e desastres foi o tema proposto este ano pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para comemorar o Dia Mundial do Rádio, celebrado neste sábado (13). Segundo a Unesco, o rádio ainda é o meio de comunicação que alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível.

O 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio. Entre as vantagens do veículo está o baixo custo de produção e a capacidade de alcançar comunidades remotas e pessoas vulneráveis. (Reprodução)
O 13 de fevereiro é o Dia Mundial do Rádio.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, destacou a importância deste meio de comunicação em situações de crise e defendeu laços fortes entre a defesa civil e os profissionais de rádio nos países-membro, pelo potencial do meio para salvar vidas.

“O rádio é um dos nossos mais fortes aliados para enfrentar desastres naturais e emergências humanitárias. Ele nos permite prevenir perigos e mobilizar salvamentos. Ele ajuda a disseminar informações vitais para proteger a vida humana e para apoiar a reconstrução. Ele recria conexões entre comunidades, restaura o contato entre pais e filhos e entre famílias separadas por crises”, disse Irina em vídeo gravado para a data.

Dia Mundial do Rádio – Em 2012, a Unesco aprovou o dia 13 de fevereiro como o Dia Mundial do Rádio. A data é dedicada a celebrar o rádio e incentivar as grandes redes e as rádios comunitárias a promover o acesso à informação, à liberdade de expressão e à igualdade de gênero.

Entre as vantagens do veículo está o baixo custo de produção e a capacidade de alcançar comunidades remotas e pessoas vulneráveis. O rádio também permite o debate público, independentemente do nível educacional das pessoas, e tem um papel forte e específico na comunicação de emergência e no socorro em desastres. Leia mais na Agência Brasil