O público infantil é o alvo da 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs). O evento será realizado entre os dias 1 a 12 de outubro nas cidades de Feira de Santana, Tanquinho, Conceição de Jacuípe e São Gonçalo dos Campos. De acordo com os organizadores, durante a Fenatifs, a Bahia receberá 32 espetáculos infantis e juvenis (entre convidados e selecionados) de 13 estados brasileiros.

A 8ª edição Fenatifs é realizado pela Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o evento também conta com cerca de 50 apresentações artísticas, além de oficinas, debates e workshops.

“O Fenatifs nasceu da vontade de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do teatro infantil brasileiro, o que culminou na organização de um festival de característica plural, com mostras específicas que trazem para o público uma diversidade de artistas e propostas de linguagens que somente em um festival é possível”, declara Elizete Destéffani, coordenadora geral do 8º Fenatifs.

A 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) será realizado entre os dias 1 e 12 de outubro. (Foto: Divulgação)
A 8ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) será realizado entre os dias 1 e 12 de outubro. (Foto: Divulgação)

A abertura do festival acontecerá no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, dia 01, às 19:00h. O momento será marcado por um espetáculo inédito que reunirá artistas baianos de circo e teatro, com participação especial da Banda Radioativos. Em seguida, a noite será coroada com a apresentação do projeto “PUMM – Por Um Mundo Melhor”, com um irreverente show de instrumentistas e cantores, que mesclam Rock, MPB e Samba em uma performance que busca, através da música e da ludicidade, fomentar ações e ideias em prol da sustentabilidade, cidadania e valorização da cultura brasileira.

O primeiro dia de programação também contará com oficinas de Circo gratuitas para crianças  a partir e 8 anos e adultos, que serão oferecidas a partir das 14horas  no Centro de Cultura Amélio Amorim. Os interessados podem se inscrever pelo E Mail: fenatifs.ciacucadeteatro.com.br.

O Festival conta com quatro mostras teatrais. Na Mostra Nacional, foram selecionados grupos de Recife (PE), Montanha (ES), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO). Já na Mostra Interior do Nordeste, grupos de Lauro de Freitas (BA), Campina Grande (PB) e Umarizal (RN) comandam os palcos.  A mostra Jovens Talentos conta com apresentações de companhias de Feira de Santana (BA), Lauro de Freitas (BA), Santo Antônio de Jesus (BA), Fortaleza (CE), Camaçari (BA) e São Gonçalo dos Campos (BA), enquanto a Mostra Talentos Mirins recebe espetáculos de grupos de escolas, instituições e Pontos de Cultura oriundos da cidade de Feira de Santana e seus distritos, bem como das cidades do Território Portal do Sertão.

Os ingressos da programação serão oferecidos a preços populares no valor de 12,00 (meia promocional). A programação também conta com apresentações solidárias mediante doação de alimentos e/ou itens de higiene pessoal e apresentações gratuitas para estudantes da rede pública. Mostrando que a arte pode também ser um veículo para um melhor cuidado com o meio ambiente, o Festival realiza uma ação de arrecadação de garrafas pets Mostrando que a arte pode também ser um veículo para um melhor cuidado com o meio ambiente, o Festival realiza uma ação de arrecadação de garrafas pets para realização de oficinas de Arte com Sucata.

A organização do Fenatifs prevê que cerca de 16 mil pessoas participem das atividades oferecidas pela programação, alcançando uma meta de 100 mil participantes durante todas edições do projeto. (As informações são da Ascom Fenatifs)