Aprovado a criação de 60% de cotas para os forrozeiros baianos se apresentarem durante o São João. A aprovação do projeto aconteceu por unanimidade dos deputados presentes na sessão plenária, desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Os cantores Del Feliz, Zelito Miranda e Carlos Pita acompanhados de outros artistas estiveram presentes na Alba e festejaram a aprovação do projeto.

Os cantores Del Feliz, Zelito Miranda e Carlos Pita festejaram a aprovação do projeto. (Foto: Núbia Passos/Ascom Dep. Geilson)
Os cantores Del Feliz, Zelito Miranda e Carlos Pita festejaram a aprovação do projeto. (Foto: Núbia Passos/Ascom Dep. Geilson)

O projeto aprovado prevê a destinação de parte da verba da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, exclusivamente, para contratação de forrozeiros, sanfoneiros, cordelistas, repentistas esses e outros artistas que defendem, durante todo o ano, o legítimo ritmo das festas juninas.

Defendida estes mesmos artistas, a proposta das cotas foi apresentada aos deputados, acatada e assinada pelos líderes do Governo e da Oposição, os deputados Zé Neto (PT) e Sandro Régis (DEM).

A aprovação deste projeto é o resultado da luta de artistas baianos que defendem e tocam o legítimo forró e que, quase sempre, eram postos de lado nas grandes festas juninas realizadas na Bahia.

Jamil Souza