O guitarrista espanhol Paco de Lucia modernizou e universalizou o flamenco. O músico era um guitarrista virtuose que fez carreira também como compositor e produtor, mesclou jazz com bossa nova, sendo um dos maiores intérpretes de flamenco de todos os tempos. Ele morreu durante a madrugada desta quarta-feira (26), se encontrava no México, na estação balneária de Cancún.

Morreu Francisco Sánchez Gomes, verdadeiro nome do guitarrista espanhol Paco de Lucia que se tornou conhecido mundialmente por ter modernizado o flamenco, em 26 de fevereiro de 2014. (Foto: Reprodução)
Morreu Francisco Sánchez Gomes, verdadeiro nome do guitarrista espanhol Paco de Lucia que se tornou conhecido mundialmente por ter modernizado o flamenco, em 26 de fevereiro de 2014. (Foto: Reprodução)

Paco de Lucía era o nome artístico de Francisco Sánchez Gómez que nasceu em Algeciras, na região de Andaluzia, no sul da Espanha em 21 de dezembro de 1947.

De acordo com o site português RFI, o anúncio da morte do artista foi feito pela Câmara de Algeciras, sua terra natal. Ainda no site, Paco de Lucia é citado como “mestre absoluto” na sua arte: “Um dos elementos marcantes da carreira do intérprete foi a modernização do flamenco tradicional, associando o ritmo potente e apaixonado da sua música com o jazz. Inspirando-se em diversos estilos musicais, ele projetou o flamenco a uma dimensão única, que o instalou no patamar de mestre absoluto de sua arte.”

Paco se tornou conhecido mundialmente por ter modernizado o flamenco. Confira abaixo duas grandes apresentações deste gênio. A primeira é de 1976, uma apresentação magistral de “Entre dos águas”. A outra é uma apresentação mais recente, 2013 e mostra Paco de Lucia no Festival de Músicas Sacras de Fès.

Paco de Lucia interpreta “Entre dos Aguas”, gravação de 1976.

 

Apresentação de Paco no Festival de Músicas Sacras de Fès, em 2013.

Um pouco da biografia de Paco de Lucia

Em 1958, com apenas onze anos de idade, fez a sua primeira aparição pública na Rádio Algeciras, e no ano seguinte recebeu um prémio especial numa competição de flamenco em Jerez de la Frontera, acompanhado pelo seu irmão Pepe num duo que se chamava Los chiquitos de Algecira. Como consequência desse êxito entrou para a trupe de José Greco em 1961, com o qual realizou uma digressão. Entre 1968 e 1977 participou de uma frutuosa colaboração com Camarón de la Isla, outro músico inovador do novo flamenco; juntos gravaram nove álbuns.

Ele tocou com os maiores nomes do jazz e nos anos 80 fez uma parceria com John McLaughlin et Al di Meola para gravar o lendário “Friday Night em San Francisco”.

Em 1991 gravou o Concierto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo com a Orquestra de Cadaques. O autor, presente nas gravações, teria dito que nunca ninguém tinha tocado a sua peça com tanta paixão e intensidade como Paco de Lucía.

Em 2004, Paco recebeu o prêmio Principe das Asturias das Artes por ter ultrapassado as fronteiras e os estilos para se tornar um músico de dimensão universal.

(Wikipédia e RFI/português)

Por Jamil Souza