Com público estimado em mais de 50 mil pessoas, a 6ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana contempla, a partir de terça-feira até domingo (10 a 15 de setembro), as mais diversas linguagens literárias e artísticas em estandes armados na praça João Barbosa do Carvalho, a Praça do Fórum. A pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Maria Helena Besnosik, observa que a Feira do Livro é evento consolidado na região como projeto formador de leitores e de promoção de autores e obras.

O público terá a oportunidade de participar, durante o dia e também à noite, de lançamentos, exposições e vendas de livros, palestras interativas, mesas-redondas, recitais poéticos, apresentações teatrais e musicais, encontros de músicos e escritores, contação de histórias e muitos mais. Dentre as atrações, que podem ser conferidas no site www.uefs.br/feiradolivro, está o cantor e compositor Raimundo Sodré, que sobe ao palco na tarde do dia 15, domingo.

A pró-reitora Maria Helena Besnosik salienta que a expectativa de público superior a 50 mil pessoas é baseada, dentre outros fatores, na quantidade de vales-livro para estudantes da rede pública já garantida pela Secretaria de Educação do Estado, como ocorreu em edições anteriores da Feira do Livro. A Secretaria de Educação de Feira de Santana garantiu que também participará do programa distribuição dos vales para alunos da rede municipal.

A Feira do Livro nasceu em 2008 do desejo de educadores em despertar instâncias públicas, privadas e filantrópicas para a importância de implementação de políticas leitoras na comunidade, possibilitando o acesso de pessoas excluídas do universo da leitura e de atividades culturais.

A realização do evento é fruto de parceria da Uefs, Serviço Social do Comércio de Feira de Santana (Sesc) e Arquidiocese de Feira de Santana, além da Secretarias da Educação do Estado, através da Direc 2, e Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana.

 Ascom/Uefs