V Feira do Livro – a solenidade de abertura foi realizada na noite de terça-feira (14) no auditório Jorge Amado, espaço instalado na estrutura montada na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum).

A ascensão da Feira do Livro, que este ano alcança a 5ª edição, foi destacada pelos organizadores do evento durante a solenidade de abertura, realizada na noite de terça-feira (14) no auditório Jorge Amado, espaço instalado na estrutura montada na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum).

Promovida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Feira do Livro conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (Seduc).

O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, observou que o evento, considerado hoje o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, nasceu pequeno, porém com perspectivas de crescer. Ele lembrou que ao longo dos cinco anos o número de participantes foi ampliado, exigindo a mudança de local e uma estrutura maior.

“Várias adaptações foram feitas, mas o propósito original, que é formar leitores, foi mantido. Hoje a Feira transcende a Uefs, que está construindo algo que pertence a cidade”, ressaltou.

A importância de motivar alunos para o hábito da leitura foi destacada pelo secretário municipal de Educação, José Raimundo, após recitar os versos do poeta Castro Alves em “O Livro e a América”. “Devemos sempre proporcionar às crianças a participação em eventos culturais como este, para incentivá-las à leitura.

Apoiamos a Uefs neste trabalho de resgate e valorização da cultura, e desejamos que esta edição obtenha um sucesso bem maior que a anterior, pois sabemos como foi grande o empenho de todos os colaboradores”, pontuou.

A coordenadora da Feira do Livro, Rita de Cássia Brêda, fez questão de agradecer o apoio dos parceiros. “O evento é promovido pela Uefs, mas não o fazemos sozinhos. Graças à colaboração de empresas e órgãos que têm o interesse de fomentar e potencializar a formação de leitores, a Feira do Livro torna-se possível e se destaca pelo agrupamento de diferentes linguagens”, avaliou, ao frisar que a cada ano o evento ganha mais credibilidade, e que mais de 40 editoras estão participando da 5ª edição.

A solenidade contou com a participação dos secretários municipais de Maria Madalena de Jesus (Comunicação Social), Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais), e do arcebispo metropolitano dom Itamar Vian. A noite de abertura foi marcada ainda por apresentação da leitura dramática da obra “Amor”, de Clarice Lispector, pelo grupo Conto em Cena, e com a apresentação musical de Uyatã Rayra e a Ira de Ra. O evento prossegue até este domingo (19).