Aconteceu na manhã deste domingo (26), em Feira de Santana, mais uma edição da Caminhada do Folclore. Esta é a 13ª edição do evento que tem o propósito de preservar, valorizar e divulgar as manifestações culturais do povo nordestino, a chamada cultura de raiz, dando visibilidade aos diferentes aspectos dos traços culturais de Feira de Santana e de outros municípios da Bahia, sempre com a expectativa de participação de mais de milhares de pessoas.

O cortejo percorreu cerca de dois quilômetros da Getúlio Vargas, uma das principais avenidas da cidade, dando oportunidade para que o público presencie as manifestações culturais. A saída aconteceu às 8h do Centro de Cultura Amélio Amorim, localizado na esquina da rua Frei Aureliano com a avenida Presidente Dutra, no bairro Capuchinos. Os grupos prosseguem pela  avenida Getúlio Vargas até confluência com a avenida Maria Quitéria, local da dispersão.

Participaram 108 grupos de Feira de Santana e de outras cidades baianas.  Eles apresentaram puxada de rede, quadrilha, capoeira regional e de angola, literatura de cordel, bumba meu boi, samba de roda, afoxé, reisado, samba e caretas, dentre outras manifestações.

Inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil, a Caminhada do Folclore, promovida pelo Centro Universitário de Cultura e Arte, o Cuca/Uefs, é o único evento com esse perfil em toda a Bahia. Vem há 13 anos desencadeando um movimento de resgate e revitalização dos grupos locais, evitando a extinção. Marca também o encerramento das comemorações da Semana do Folclore.