A 11ª edição do Arraiá do Comércio tem sido uma boa oportunidade de negócios para agricultores e vendedores de Feira de Santana. Entre segunda-feira (11) e domingo (17) dezenas de comerciantes estão vendendo desde as tradicionais comidas e bebidas típicas do São João ao artesanato e plantas.

O evento acontece na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum) durante todo o dia, e é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana e Sindicato do Comércio.

Moradora do distrito da Matinha e atuante no arraiá há 11 anos, a agricultora Veranilce de Jesus diz que há boas expectativas de vendas para os próximos dias. “O movimento melhora a cada dia, pois as pessoas vêm e indicam a outras. Vendo licor de vários sabores, amendoim e laranja”, conta.

Outro produto bastante procurado no arraiá são as tradicionais tapiocas. Uma das vendedoras que comercializa o produto é Elizabeth de Freitas. “Estou trabalhando no arraiá pela primeira vez e gostei do movimento. Além do beiju, vendo sequilhos e bolos”, disse.

Quem visitar o arraiá também vai apreciar os mais diversos artesanatos, a exemplo de panos de prato, bolsas e biscuit. Para a vendedora Antônia Mascarenhas, o evento representa a oportunidade de conhecer novas pessoas, divulgar seu trabalho e vendê-los. “É sempre bom participar de eventos como este, e o arraiá tem um movimento significativo”, comenta.

Segundo o orientador do Sesc, Michael Andrei Miranda, o primeiro dia do evento já registrou um grande movimento, mesmo com a chuva. “Por causa da seca diminuímos a realização do arraiá para sete dias, mas tem trio de forró tocando desde as 10h até as 22h durante a semana. No sábado termina às 21h e no domingo encerramos às 20h”, informa.

Além dos trios de forró vai haver a apresentação do grupo Quixabeira da Matinha, aboios, repentistas e samba de roda. Nesta terça-feira (12) a animação fica por conta do Quarteto Nordestino, Forró Brilho e Crispim do Acordeon, Quadrilha Arraiá da Mantiba, Sambadores do Nordeste, Banana Com Leite, Cescé Amorim e Forró Pé de Lajedo e Forró Bala.

(Secoom/PMFS)