“Populações Negras na Bahia – Ensaios de História Social” é o título do mais novo livro do professor e historiador feirense Bel Pires que será lançado nesta quinta-feira
O professor e historiador feirense Bel Pires lança, amanhã à noite, o livro “Populações Negras na Bahia – Ensaios de História Social”. A obra reúne textos de onze autores e aborda temas diversos relacionados com as experiências e atividades das comunidades negras da Bahia.
O lançamento será realizado a partir das 18 horas da próxima quinta-feira (5), na nova loja da livraria Atlântica, na avenida Getúlio Vargas, nº 3143, em Feira de Santana. A obra é editada pela Apprius Editora.
Segundo professor Dr. Bel Pires, o livro tem como objetivo disponibilizar para o público leitor uma síntese da produção baiana sobre a história das populações negras e contribuir com a implementação da lei 10.639, que obriga o ensino da História e Cultura da África na educação básica.
Sobre o organizador da obra
Bel Pires é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestre em História Social pela Ufba e graduado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Atualmente ele é coordenador do grupo de pesquisa Populações Negras (Uneb/CNPq), sediado em Itaberaba.
Autor dos livros: No tempo dos valentes (2005); Capoeira, identidade e gênero (2009) e Aloísio Resende, poeta dos candomblés – história das populações negras em Feira de Santana (2011).