O sertão, a cultura e a contemporaneidade serão destaques em Feira de Santana a partir do dia 6 de maio, durante a “Celebração das Culturas do Sertão”. O evento vai acontecer até o dia 9 e será promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri).

A solenidade de abertura vai acontecer em Salvador, no Teatro Castro Alves, no dia 5 de maio, e contará com um espetáculo musical. Nos dias seguintes a celebração terá continuidade no Centro de Cultura Amélio Amorim (Ccaam), com uma série de atividades. O evento também é uma homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

Para discutir os trabalhos a serem desenvolvidos, o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, reuniu-se com alguns secretários municipais e o chefe de gabinete do prefeito Tarcízio Pimenta, Milton Britto, no início da tarde desta quarta-feira (25), no Paço Municipal Maria Quitéria.

No dia primeiro dia do evento em Feira de Santana haverá um cortejo de vaqueiros encourados, oriundos de vários municípios, para marcar o reconhecimento do ofício do vaqueiro como patrimônio cultural. Depois disso acontecerá a exposição fotográfica “Imagens de Vaqueiros”.

Nos dias seguintes a “Celebração das Culturas do Sertão” contará com lançamento de filmes, livros, CDs, encontro de repentistas, sambadores, sanfoneiros e violeiros na arena do Amélio Amorim, além de palestras, rodas de conversa, apresentações musicais, encontro de estudos sobre Culturas dos Sertões, dentre outros.

O secretário estadual de Cultura destacou a importância do evento para Feira de Santana e região. “Este evento deve acontecer uma vez ao ano e é muito importante. A cultura da Bahia é bastante diversa, mas nos últimos anos houve um privilégio da cultura afro baiana. Por isso estamos valorizando outras áreas da cultura do sertão”, considera.

Durante a reunião o secretário solicitou a realização de uma semana gastronômica referente à cultura do sertão nos dias do evento e salientou a possibilidade de arrecadar alimentos para doar às famílias que sofrem com a seca. Para o chefe de gabinete do prefeito, a realização do evento em Feira de Santana será bastante positiva. “A gente fica muito feliz com a realização desse encontro aqui na cidade”, disse.

A audiência pública contou com a presença dos secretários municipais Alexandre Monteiro (Serviços Públicos); Flailton Frankles (Transportes e Trânsito); Euclides Arthur Andrade (Cultura, Esporte e Lazer); Aristóteles Rios (Turismo e Desenvolvimento Econômico); Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos); e José Raimundo Pereira de Azevêdo (Educação). Também estiveram presentes os assessores do secretário estadual de Cultura, Washington Queiroz e Fátima Fróes.

(Secom/PMFS)