Festa de Reis em Tiquaruçu: o desfile do Reisado de São Vicente espalha alegria no Distrito
Há mais de cem anos a Festa de Reis é tradição no distrito de Feira de Santana
Um conjunto de manifestações culturais e religiosas foi levado para as ruas do distrito de Tiquaruçu em Feira de Santana, na tarde deste domingo (8), com o desfile do Reisado de São Vicente. A atração faz parte da programação da Festa de Reis, que é tradição no distrito há mais de cem anos. Assim como nas edições anteriores, o Reisado espalhou alegria por onde passou.
O grupo, formado por cantores, sambistas, tocadores e os três reis magos deixou a sede da Organização Cultural e Artística Reisado de São Vicente (Orcare) e fez o trajeto até o palco principal da festa ao som de marchinhas executadas por uma fanfarra. No palco, a apresentação foi aberta pelo aboio de um vaqueiro, que deu espaço para o som do tradicional samba de roda, cantado pelo Reisado de São Vicente, e para o forró, levado pela banda Chapéu de Couro.
Mesmo debaixo de um forte sol, não faltou samba no pé. O público dançou pra valer ao som das músicas de raiz e cantigas de roda. Para a agricultora Pedra Santos das Virgens, 57 anos, que mora no distrito de Maria Quitéria, o Reisado é sinônimo de alegria. “Quem não participa do samba não é feliz. Como ficar de braços cruzados apenas assistindo o desfile? O bom mesmo é se envolver, entrar na roda e sambar. Nem o sol atrapalha; ajuda é abrilhantar ainda mais a festa”, considerou.
Para o cantor e compositor Asa Filho, que comanda o grupo Chapéu de Couro, a Festa de Reis de Tiquaruçu expressa a riqueza da cultura regional. “Estamos ajudando a preservar nosso patrimônio cultural. É este o verdadeiro significado deste evento”, ressaltou. A animação da festa contou, ainda, com o desfile do bloco Na Carona, e prosseguiu com as apresentações das bandas Sem Mais Nem Menos, O Bote, Simplicidade A Mais, Viola de Doze e Nenem do Acordeon.
O prefeito Tarcízio Pimenta prestigiou o evento na tarde deste domingo, acompanhado dos secretários de Comunicação Social, Fabrício Almeida; de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes; diretor de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Porto, e do superintendente do Procon, Rafael Cordeiro.
Jamil,
Seria bom voce fazer uma matéria sobre a ORCARE ou Reisado de São Vicente. Tem muita coisa distorcida e isso eu culpo a SECOM que só faz tudo “nas coxas”. E como eles tem o domínio da mídia fica por certo vinculando tudo errado nos demais órgãos de comunicação. Peço apenas que não considere desta forma. Mas o que voce escreveu todos os blogs, rádios, jornais, TV publicaram dessa mesma maneira. Pra voce ver no encarte visite feira da Secretaria de Turismo a data do dia dos Reis Magos está errada. Já falei mas agora é tarde o tal do propescto já está circulando. E olhe que a festa de reis não é uma invenção nossa. É do calendário católico e a Europa Inteira (Portugal) comemora a folia de Reis. é mole.
Paz e música.
Asa Filho
Caro Asa Filho,
Realmente você pode falar com propriedade sobre isto. Até porque, além de participar ativamente, você é um principais incentivadores do reisado de Tiquaruçu e da cultura popular de modo geral. Agradeço a sua sugestão de pauta e aproveito pra informá-lo de que achei bastante pertinente a sua proposta. Nós iremos sim fazer essa matéria sobre a ORCARE e o Reisado de São Vicente. Em breve entrarei em contato com você para tratar disto.
Abraços