O Natal é muito bonito e emociona pessoas em muitas partes de mundo. Contudo, Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. Logo, as comemorações do natal nada tem haver com o nascimento de Jesus. É com base na Bíblia e em fatos históricos que fazemos tal afirmação, confiram:

Crença popular: Segundo a Grande Enciclopédia Barsa, o Natal é uma “festa cristã celebrada no dia 25 de dezembro, em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo”.

Sua origem: “A escolha do dia 25 de dezembro não tem precedente bíblico”, diz a The Christmas Encyclopedia (Enciclopédia do Natal), “mas vem das festividades romanas pagãs que eram realizadas no fim do ano”, por volta do solstício de inverno no Hemisfério Norte. Essas festividades incluíam as saturnais (em homenagem a Saturno, deus da agricultura) “e as festividades combinadas de dois deuses-sóis, o Sol romano e o Mitra persa”, comenta a mesma enciclopédia. O aniversário de ambos era comemorado no dia 25 de dezembro, no solstício de inverno segundo o calendário juliano.

Essas festividades pagãs começaram a ser “cristianizadas” no ano 350, quando o Papa Júlio I declarou 25 de dezembro como o dia do nascimento de Cristo. “Aos poucos, a natividade foi incorporando ou substituindo todos os outros rituais solsticiais”, diz a The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião). “Imagens do Sol passaram a ser cada vez mais usadas para retratar o Cristo ressuscitado (que também era chamado de Sol Invictus), e o antigo disco solar . . . se tornou a auréola dos santos cristãos.”

O que a Bíblia diz: A Bíblia não revela a data do nascimento de Jesus. Mas podemos ter certeza de que não foi em 25 de dezembro. Por quê? A Bíblia diz que, quando Jesus nasceu, havia pastores “vivendo ao ar livre”, cuidando de seus rebanhos à noite perto de Belém. (Lucas 2:8) A estação fria e chuvosa geralmente começava em outubro, e os pastores — em especial nas regiões frias das montanhas, como nas redondezas de Belém — colocavam suas ovelhas em abrigos para protegê-las à noite. O tempo mais frio, que às vezes era acompanhado de neve, ocorria em dezembro.*

É interessante que os primeiros cristãos, muitos dos quais haviam acompanhado Jesus em seu ministério, nunca comemoraram o nascimento dele em nenhuma data. Na realidade, em obediência à sua ordem, eles comemoravam apenas sua morte. (Lucas 22:17-20; 1 Coríntios 11:23-26) Mesmo assim, alguns talvez digam: ‘Será que o fato de a origem ser pagã importa?’ Para Deus, importa sim. “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade”, disse Jesus Cristo. — João 4:23.

Bom, é isso! Então, a todos um feliz natal.