A chamada “reestruturação” do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) foi anunciada como parte integrante das principais medidas da reforma administrativa proposta pelo governador Rui Costa (PT) mesmo antes da posse. As ações causaram polêmica e sofreram críticas. O deputado estadual Pedro Tavares, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, criticou severamente a “extinção” do Derba apontou defeitos da superintendência criada para substituir o órgão.

De acordo com o deputado, a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), criada em substituição ao Derba e ligada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), não está pronta pra assumir as devidas funções. “Além de ser completamente precipitada, a extinção foi equivocada. Era necessária uma preparação adequada, pois a Bahia está carente de manutenção e conservação das estradas. Venho constantemente cobrando a recuperação das vias e chamando atenção para as diversas obras que tiveram suas ordens de serviço assinadas, mas se encontram paradas ou nem foram iniciadas”, destacou Tavares.

O peemedebista citou como exemplo os 82 km da BA-131, estrada que liga a BR-324 às cidades de Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim, e destacou a importância do trabalho de manutenção e conservação dos trechos. O parlamentar questionou ainda a doação feita pela Seinfra aos consórcios intermunicipais, de mais de 290 máquinas utilizadas para a produção de asfalto, construção e recuperação das estradas vicinais, logo após a extinção do órgão.“Onde estão essas máquinas? Já foram entregues? E se foram, será que os municípios, em meio as dificuldades financeiras, terão condições de arcar com essas despesas?”, indagou.

Além do Derba, passaram por reestruturação a Bahiatursa, EBDA e Ebal, também fizeram parte da reforma administrativa do governador Rui Costa, o corte de cargos no setor público e a redução do número de secretarias estaduais.

Redação BBG