Um dos grandes nomes do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio faleceu, na tarde desta terça-feira (8), aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

De acordo com a coluna Radar Político do Estadão, a informação foi confirmada pela candidata do PSOL à Presidência, Luciana Genro que tinha uma visita ao ex-parlamentar agendada nesta tarde. “Quando cheguei ao hospital ele já havia falecido”, afirmou Luciana.

O ex-deputado Arruda estava internado na UTI do hospital há algumas semanas para tratar de um câncer ósseo. “Estava toda a família, conversei com o ‘Plininho’ (filho dele), todo mundo está muito triste, mas também estamos muito orgulhosos dessa vitória do Plínio de mais de 50 anos de luta em defesa da igualdade e do nosso povo”, contou a candidata.

“Nós do PSOL temos muito orgulho de ter contado com ele nessa reta final de trajetória de vida. Tive ainda a oportunidade de contar com o apoio dele na minha candidatura, ele ainda estava lúcido quando foi consultado sobre o manifesto em apoio a minha candidatura e isso me deixa muito orgulhosa”, concluiu a candidata Luciana Genro.

Ano passado, então com 82 anos, Arruda esteve ao lado dos manifestantes na luta contra o aumento das passagens do transporte coletivo de São Paulo, e foi às ruas ao lado dos jovens. Militante político, desde cedo ele esteve ligado aos movimentos de esquerda. Sendo cassado em pelo Regime Militar de 1964 e, anos mais tardes, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores tornado-se um dos seus mais dirigentes. Em 1986 foi eleito deputado federal constituinte. Em 2005, Arruda saiu do PT por discordar com o rumo político do partido e ingressou no PSOL, onde candidatou-se à presidência da república nas eleições de 2010 ficando em quarto lugar.

Plínio de Arruda Sampaio é autor, dentre outros títulos, do livro Como Combater a Corrupção (32 pág.), pela Paulus Editora.

Jamil Souza