Deputado federal de primeiro mandato, Afonso Florence volta à Câmara num momento em que a base de sustentação do governo vive um momento de conflagração. Em nota a presidenta Dilma Rousseff "agradece aos inestimáveis serviços prestados pelo ministro Afonso Florence" e diz que "continuará contando com sua total confiança na volta à Câmara dos Deputados e em outras funções que venha a desempenhar”.

 

Mudança no primeiro escalão do governo da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a informação divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência no começo da noite desta sexta-feira (9) o comando do Ministério do Desenvolvimento Agrário deixa de pertencer ao  ministro Afonso Florence (PT_BA) que deixará o cargo. Em seu lugar assumirá a pasta o deputado Pepe Vargas (PT-RS).

Deputado federal pelo PT da Bahia, Afonso Florence deve voltar à Câmara dos Deputados, onde tem mandato até 2014. Em nota, Dilma agradeceu a participação do deputado federal baiano e desejou boa sorte ao novo ministro. A data da posse e transmissão de cargo ainda não está definida.

Na nota, o Palácio do Planalto não deixa claro se o ministro está deixando o cargo a pedido. “A presidenta Dilma Rousseff agradece aos inestimáveis serviços prestados pelo ministro Afonso Florence, que continuará contando com sua total confiança na volta à Câmara dos Deputados e em outras funções que venha a desempenhar”, de acordo com a nota.

Em nota à imprensa, a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto disse que o ministro "conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para a promoção da inclusão social".

“O ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, está deixando o cargo depois de dar importante colaboração ao governo e ao país. Na pasta, conduziu com dedicação e eficiência ações que fortaleceram a agricultura familiar e contribuíram para a redução da pobreza no campo e para a promoção da inclusão social”, diz o texto.

Ainda no texto, a presidente também saudou no novo ministro, Pepe Vargas. Ela desejou “boa sorte” e disse estar “certa de que ele exercerá as novas funções com o mesmo empenho e compromisso que têm caracterizado sua vida pública”.

Médico de formação, Pepe Vargas foi prefeito de Caxias do Sul, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, por duas vezes. Ele começou a carreira política em 1989 como vereador e atuou como deputado estadual entre 1995 e 1996, quando deixou a Assembleia Legislativa para assumir a prefeitura da cidade gaúcha.

O baiano Afonso Florence e Pepe Vargas pertencem à mesma corrente interna petista, a Democracia Socialista (DS), uma das mais radicais. Dessa forma, Dilma faz apenas uma reacomodação em seu ministério, sem mexer nas posições reservadas a partidos e a alas petistas. Desde que foi anunciada a possibilidade de a presidente fazer uma reforma ministerial, o nome de Florence aparecia na lista dos candidatos a deixar o cargo.

Deputado federal de primeiro mandato, Afonso volta à Câmara num momento em que a base de sustentação do governo vive um momento de conflagração. Nesta semana, o PMDB na Câmara divulgou um manifesto com ataques ao PT, que estaria avançando sobre municípios dominados pelos peemedebistas.

Feira de Santana perderá um Deputado Federal

Com a saída de Afonso Florence do MDA e seu retorno à Câmara de Deputados não há mais espaço para o deputado feirense Sérgio Carneiro que terá que abandonar a cadeira de deputado federal. A permanência do deputado federal Sérgio Carneiro (PT), hoje suplente, na Câmara começou a ficar preocupante quando Zezéu Ribeiro, deputado federal licenciado, deixou a Seplan para a entrada de Sérgio Gabrielli. Agora que Zezéu voltou para a Câmara não sobrará mais espaço para o parlamentar feirense Sergio Carneiro.