Situado a 350 km da capital baiana, Marcionílio Souza está em festa. O município tem comemoração dupla neste final de semana. Assim como Feira de Santana, Marcionílio Souza tem  Senhora Sant’Ana como padroeira. Ontem (26), foi festejado o dia de  padroeira, e neste sábado (27) o município completa 51 anos de emancipação política e administrativa. Segundo moradores da cidade, esta comemoração é a maior de todas as realizadas e supera até os festejos juninos.

Lugar de gente alegre,  simpática e hospitaleira, Marcionílio Souza tem como municípios limítrofes: Maracás, Umburanas, Planaltino, Iaçu e Boa Vista do Tupim. Tem boa atividade rural agropecuária, com destaque para a produção agrícola. A feira livre é muito diversificada, sendo o dia de sábado o maior dia de expressão comercial.

Economia

A principal fonte de renda vem do funcionalismo público, dos aposentados e pensionistas e dos pequenos proprietários de terras que criam e negociam animais como ovelhas, cabras e bovinos.

É costume na região ser chamada também pelo nome de Tamburí, que segundo contam alguns moradores mais antigos, é referência a uma árvore, o Tamburi (árvore comum na Região do Baixo Amazonas em direção ao Sul pelo Mato Grosso e Goiás até o Triângulo Mineiro, noroeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul). Os habitantes mais antigos contam que essa árvore era citada como referência pelos tropeiros que passavam pela região que viria a ser a cidade.

Apesar de estar próxima do Rio Paraguaçu, rio com potencial de uso na agricultura, este não influencia na economia local.