O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, admitiu na manhã desta quarta-feira (13) que árvores centenárias que estão nas avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria serão derrubadas para a implantação do BRT, o sistema de Transporte Rápido por Ônibus que será instalado em Feira de Santana.

Cidadãos revoltados com a destruição de árvores na cidade manifestaram-se contra a ação, protestaram nas redes sociais e denunciaram a ação da Prefeitura. A confirmação feita hoje por Carlos Brito aconteceu durante reunião do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), realizada no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, da Secretaria de Saúde.

Para tentar amenizar o enorme dano causado ao meio ambiente o secretário disse que outras árvores serão plantadas e em número maior nos canteiros das avenidas citadas. Brito estava acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMMAM) e presidente do Condema, Roberto Tourinho.

A triste notícia da destruição dessas árvores, muitas das quais, centenárias, tem causado revolta e tristeza de pessoas que reconhecem a importância da manutenção dessas áreas verdes no centro da cidade espaço eminentemente marcado pelo concreto e asfalto. O Blog Bahia Geral já registrou muitos desses ataques ao meio ambiente, temos denunciado a derrubada das últimas grandes árvores do centro de Feira de Santana. Seja da parte do poder público ou de particulares, tem sido comum a destruição de árvores na cidade.

A denúncia feita nas redes sociais chegou a ser negada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. Agora, o poder público municipal assume a queda dessas árvores para a implantação do BRT.

Jamil Souza