O sanfoneiro Bié faz a maior festa tocando forró e samba, todas as segundas-feiras, no Centro de Abastecimento.

A cultura popular é forte, resistente e está sempre se renovando para manter viva as tradições, e aqui em Feira de Santana não é diferente. Um exemplo disso é o Samba de Bié dos Oito Baixos que acontece no Centro de Abastecimento, toda segunda-feira. O movimento espontâneo é promovido pelo povo e para o povo.

A estrela da festa é o forró ou samba, como alguns preferem chamar. O artista é o sanfoneiro Bié, um homem simples, como tantos outros trabalhadores de Feira de Santana ou de qualquer outra cidade nordestina.

O público é o povo que vai a feira comprar ou vender algo, é o cliente da farinha, feijão, carne seca ou rapadura vendidos no Centro, como carinhosamente é chamado a grande central de abastecimento de víveres, frutas e verduras da maior cidade do interior da Bahia e que, não sem motivos, tem “feira” no nome. O palco do samba de Bié é o chão de um dos muitos restaurantes de comida popular existentes no Centro. A festa começa por vota do meio dia, toda segunda-feira.

Cartaz de divulgação do Samba de Bié.
Cartaz de divulgação do Samba de Bié.

Por incrível que possa parecer, essa legítima, espontânea e inocente manifestação da cultura popular foi perseguida por agentes do poder público municipal. Houve quem quisesse acabar com o samba de Bié. Ainda bem que a cultura venceu e o samba de Bié permaneceu. A rima foi sem intenção, acreditem!

Muita gente se mobilizou e lutou contra a ridícula proibição do Samba de Bié no Centro. Um destes foi o jornalista Janio Rego que, além de publicizar a vida política da cidade, continua através do seu Blog da Feira defendendo e dando visibilidade à cultura popular e todas as suas manifestações. Parece que Bié se tornou a menina dos olhos de Janio. Ainda bem!

Se você gosta de Cultura Popular e de manifestações legítimas do nosso povo, você tem a obrigação de ir ao Centro na segunda-feira para conhecer e prestigiar, dentre outras coisas, o Samba de Bié. Se vocês gosta de comida boa e não resiste aos nossos ritmos nordestinos compareça ao Centro para curtir o Samba de Bié. Duvido que você não caia no forró, ou como preferem alguns, no samba!

Jamil Souza