Após dois anos fechado para uma reforma prevista para durar apenas seis meses, o prédio do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana (MAP) foi reaberto ao público ainda precisando de reparos. O telhado apresenta vazamento em diversos pontos, basta alguns minutos de chuva e várias goteiras surgem e vários córregos se formam no interior do prédio. O mofo já aparecia nas paredes apenas 45 dias depois de entregue. É o que flagramos no vídeo que você pode conferir no final desta matéria. Apesar das goteiras já realizarem uma verdadeira “Lavagem” no MAP os organizadores do espaço resolveram promover uma festa intitulada “Lavagem do Mercado” e até camisas foram confeccionadas para o evento e colocadas à venda. No mínimo, uma piada infeliz.

As goteiras não são o único problema do telhado do MAP. Ele também não serve como isolante térmico como fora anunciado pela prefeitura. Em dias de sol e calor intenso é quase insuportável ficar dentro do mercado.

Reforma vergonhosa: As goteiras, o calor e a umidade no local provocam fungos e o mofo já toma conta das paredes do MAP. (Foto: Jamil Souza)
Reforma vergonhosa: As goteiras, o calor e a umidade no local provocam fungos e o mofo já toma conta das paredes do MAP. (Foto: Jamil Souza)

Quando chove a tristeza toma conta das faces dos permissionários do MAP. Após tanto tempo de espera para voltar ao prédio, eles agora têm que conviver com um novo problema. Com a enorme quantidade de goteiras no telhado muitos deles são forçados a recolher os produtos em exposição e guarda-los para que a água não molhe.

As goteiras, o calor e a umidade no local provocam fungos e o mofo já toma conta das paredes. Os permissionários do MAP fazem questão de mostrar os problemas. Mas, preferem não gravar entrevistas ou aparecer nos vídeos. Quando chove a tristeza é evidente e o silêncio se faz presente.

Após tanto tempo de espera para voltar ao prédio, eles agora têm que conviver com antigos e novos problemas. O calor infernal é velho conhecido. Chover dentro do mercado é a novidade! Não deve ser fácil ter que recolher e guardar os produtos em exposição por medo da água.

O Blog Bahia Geral já havia feito uma matéria sobre as goteiras no telhado novo do MAP quando o vazamento virou piada nas redes sociais sendo, pela primeira vez, apelidado de “Lavagem do Mercado”. Sobre o assunto a prefeitura se manifestou dizendo que iria acionar a empresa responsável pelo telhado para fazer os devidos reparos. Até foi registrada a presença de trabalhadores que usaram escadas para consertar os vazamentos. Contudo, até o dia 18 de janeiro quando as imagens do vídeo foram feitas o problema ainda estava bem longe de ser resolvido.

Mas, a festa não para no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana e a série de atividades culturais e artísticas organizadas pela Associação dos Artesãos do Mercado de Arte Popular (ArteMAP), em comemoração ao centenário do mercado, prosseguem.

Assim, parecendo fazer pouco caso das muitas goteiras existentes no Mercado de Arte, a ArteMAP resolveu realizar nesta quarta-feira (3), uma Lavagem do Mercado. Piada ou não, a festa continua e o circo está montado. Resta saber quem são, e onde estão, os palhaços!

Jamil Souza