Os bonecos gigantes de Olinda fazem parte do tradicional carnaval de Pernambuco. A cidade que já foi capital do estado é um dos principais destinos turísticos do Nordeste e atraí pessoas de todo o país que buscam um carnaval mais cultural e marcado pela tradição. Nesta Quarta-Feira de Cinzas (10), como em anos anteriores, muita gente ainda vai seguir pelas ruas e becos de Olinda curtindo o frevo atrás do Bacalhau do Batata e do Bloco do Case.

Ontem (9), terça-feira de carnaval, os pernambucanos comemoram o Dia do Frevo. Em Olinda, o povo se despediu do carnaval nos blocos de rua que percorrem a região histórica da cidade. Uma das atrações foi o encontro de bonecos gigantes de Olinda. Cerca de 100 deles marcaram participaram, todos balançando ao som do frevo.

Bonecos Gigantes de Olinda. (Diego Galba/ Prefeitura de Olinda /Divulgação)
Bonecos Gigantes de Olinda. (Diego Galba/ Prefeitura de Olinda /Divulgação)

Para quem ainda tem o dia de hoje (10) – a Quarta-Feira de Cinzas – de folga, a folia ainda se prolonga nos blocos formados por trabalhadores do carnaval: no início da manhã, o Bacalhau do Batata reúne os garçons que atenderam aos foliões no período. Já o Bloco do Case, que sai meio-dia, foi criado por músicos que também trabalham nas festividades.

Manifestações culturais tradicionais de Pernambuco ainda animam os moradores em Olinda, seja no encontro de bois ou no de afoxés, que começam à tarde e seguem pela noite. (Com informações da Agência Brasil, Jamil Souza)