O professor, poeta, dramaturgo e jornalista, o ex-secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana, Anchieta Nery, recebe homenagem póstuma dando nome ao principal palco da 8ª Feira do Livro. O festival literário é um dos mais importantes eventos do gênero do interior da Bahia e é promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em parceria com vários parceiros.

Licenciado em Letras pela UEFS, onde teve passagens marcantes nas funções de assessor de comunicação social, fundando a TV Universitária (TVU) e integrando o quadro docente como professor de Literatura Brasileira, Anchieta Nery também brilhou no jornalismo.

A cantora Kareen Mendes era uma grande amiga do jornalista Anchieta Nery. (Foto: Arquivo Pessoal Kareen)
A cantora Kareen Mendes era uma grande amiga do jornalista Anchieta Nery. (Foto: Kareen)

Nascido em Rodelas, em l954, Anchieta aportou em Feira de Santana em l974. Atuou como repórter e editor-chefe dos jornais Feira Hoje e Diário, onde o seu talento não demoraria a ser reconhecido, não só pela qualidade dos textos que tão brilhantemente nascia da sua verve, como principalmente pelos valores éticos e humanitários que naturalmente transmitia ao conteúdo dos seus escritos.

Anchieta foi responsável pela formação de vários profissionais da imprensa feirense. Ao lado do jornalista Egberto Costa, abriu a redação do Feira Hoje a uma leva de jovens jornalistas, muitos deles ainda continuam em plena atividade no mercado.

Nos anos 1980, Anchieta Nery brilhou na cena teatral, atuando como a ator e autor, a exemplo da peça “Acauã”.

Assumiu o cargo de secretário municipal de Comunicação Social (Secom) em l994, no governo José Raimundo de Azevedo e comandou a Secom durante os dois primeiros governos do prefeito José Ronaldo. (Informações da Secom PMFS)