Programada para ocorrer entre os dias 1º e 8 de agosto, a XXIV Semana Mundial de Aleitamento Materno, promete uma ampla programação. Com o tema “Aleitamento e Trabalho – vamos fazer funcionar”, o evento acontece em Feira de Santana e vai realizar atividades que incentivam a amamentação e a doação do leite humano. A iniciativa é do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, através do Banco de Leite.

No primeiro dia da campanha consta na programação a entrega de presentes, às 10h, no Hospital da Mulher, ao primeiro recém-nascido dessa data. No domingo, 2, as atividades estarão concentradas no centro da cidade, onde haverá às 14h uma mobilização com a entrega de brindes.

Nos dias 3 e 4, das 8h às 18h, está previsto um evento científico na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a realização de palestras para os profissionais de saúde e estudantes. Foram destinadas 450 vagas e a inscrição é um quilo de alimento não perecível, que serão entregues para as mães doadoras cadastradas no Banco de Leite.

Na sequência da programação, as atividades do dia 5 serão no Hospital da Mulher, às 9h, para as pacientes do projeto Mãe Canguru e Casa da Puérpera. No dia 6, haverá palestra no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 18h, sobre aleitamento materno. O encontro será destinado para enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Já no último dia da Semana Mundial de Aleitamento, as ações vão ocorrer nas unidades de saúde dos bairros Fraternidade e Campo Limpo. (Ascom PMFS)