Baianos em todo o estado acompanham com atenção do desfecho da Assembleia Geral que vai definir se a Polícia Militar da Bahia vai entrar ou não em greve. Na tarde desta terça-feira (15), às 15:00hs, os policias entraram em assembleia no Wet’n Wild na Avenida Paralela, em Salvador para definir a situação e lá estão. Com o fim de congregar os Oficiais para a Assembleia Geral Conjunta de hoje, a Força Invicta, uma das entidades representativas da classe, realizou ontem, segunda-feira (14), no Clube dos Oficiais, uma Assembleia Geral apenas com os Oficiais.

Greve da PM em 2012. A expectativa tem deixado a população assustada. Ainda é recente na memória dos baianos a lembrança da última greve da Polícia Militar na Bahia em 2012. (Foto: Reprodução)
Greve da PM em 2012. A expectativa de greve tem deixado a população assustada. Ainda é recente na memória dos baianos a lembrança da última greve da Polícia Militar na Bahia em 2012. (Foto: Reprodução)

Na última sexta-feira (11), o governador Jaques Wagner apresentou durante uma reunião as propostas de reestruturação da Polícia Militar e Bombeiros Militares da Bahia. De acordo com o texto apresentado para as entidades representativas, o governo destacou o novo processo de promoção de praças e oficiais; emancipação do Corpo de Bombeiros; Código de Ética; aposentadoria especial para as policiais militares femininas; criação de novas unidades na PM e no Corpo de Bombeiros. Contudo, outras questões debatidas pelo sindicato da categoria e que deixaram de ser atendidos pelo governo estadual, ascende o sinal vermelho da tropa que acena com a possibilidade de greve.

Embora o presidente da Força Invicta, o tenente-coronel Edmilson Tavares tenha dito que existe a possibilidade de ser deflagrada greve da Polícia Militar nesta terça-feira (15), muitos parecem não acreditar nesta possibilidade. A afirmação do tenente-coronel Tavares foi feita durante entrevista a um programa de rádio da Rede Tudo FM 102,5. Apesar disto, o coronel Alfredo Castro, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, afirmou que negociação com governo deve chegar a uma “solução vitoriosa”.

A expectativa tem deixado a população baiana assustada, ainda é recente a lembrança da última greve da Polícia Militar na Bahia que ocorreu em 2012. E se com o efetivo policial nas ruas das cidades a sensação de insegurança já é enorme, imaginem sem policiamento? E é por pensar desse modo, que muitos baianos têm usados as redes sociais para expressar sua angústia com a possibilidade de uma greve da polícia no estado. Afinal, quando a polícia para, todo o restante da sociedade ficando acuada tende a também paralisar suas atividades.

Jamil Souza