O adolescente de 18 anos que matou nove pessoas a tiros em Munique na sexta-feira (22) era “obcecado” com assassinos em massa, entre eles o fanático norueguês de extrema direita Anders Behring Breivik, mas não tinha ligações com o Estado Islâmico, segundo informações divulgadas neste sábado (23) pela polícia alemã.

Polícia alemã chega ao centro comercial na cidade de Munique onde ocorreu um tiroteio. Informações preliminares reportam 15 mortes no local
Para o chefe de polícia alemã, o atirador não tinha qualquer ligação com o Estado Islâmico. (Foto: Lukas Schulze/Agência Lusa)

Autoridades afirmaram que David Ali Sonboly, um estudante alemão de ascendência iraniana, tinha um histórico de doença mental. O jovem se suicidou após matar nove pessoas no tiroteio.

O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, informou que o adolescente tinha provavelmente hackeado o perfil no Facebook de uma garota e o usado para atrair as vítimas para a loja do McDonald’s, onde ele executou o massacre.

“Não há absolutamente nenhuma ligação com o Estado Islâmico”, afirmou o chefe de polícia de Munique, Hubertus Andrae.

Os promotores descreveram o ataque como um “clássico ato de uma pessoa demente”.

Além disso, os investigadores disseram haver uma “ligação óbvia” entre os assassinatos de sexta-feira e o massacre de 77 pessoas feito por Breivik na Noruega há exatos cinco anos, segundo observou Andrae.

A Europa sofreu seu terceiro ataque em pouco mais de uma semana, depois que o atirador abriu fogo indiscriminadamente em um centro comercial de Munique ontem à tarde, no que parece ter sido um ataque premeditado. Fonte: Agência Brasil