Com apenas dois anos de existência, o Parque Tecnológico da Bahia comemora, nesta sexta-feira (19), às 16h30, no auditório do Tecnocentro Bautista Vidal, novos passos importantes para o campo da ciência, tecnologia e inovação. Na oportunidade, também serão entregues as chaves das salas para dez novas empresas, contempladas por edital de incubação da Áity. Através dos produtos e serviços desenvolvidos no espaço de convergência e integração científica, a Bahia se posiciona nacionalmente no cenário brasileiro como expoente de tecnologia e inovação.

A Áity Incubadora de Empresas oferece apoio a 25 empresas de base tecnológica com ideias inovadoras. Algumas dessas empresas ganharam visibilidade internacional, a exemplo do MOVPAK (que criou mochila-skate como nova alternativa de transporte), a LISAN (parceria com doutor Scott Atlas na plataforma Raduniverse, canal exclusivo para médicos) e a empresa EXA-M, que investiu em tecnologia única para o desafio SIRIUS do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, responsável pelo desenvolvimento do acelerador de partículas do Brasil, e com vistas a ser o maior da América Latina.

Mobilidade urbana: O Movpak já considerado uma nova alternativa de transporte. (Foto: Divulgação)
Mobilidade urbana: O Movpak já considerado uma nova alternativa de transporte. (Foto: Divulgação)

Neste curto período de funcionamento, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foram firmados importantes convênios, como o com a Universidade Federal Bahia (UFBA), para a construção do Centro Tecnológico em Energia para pesquisa em campos maduros, na área do Parque Tecnológico da Bahia; assinatura do termo de instalação do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias Inovadoras de Informática para a atenção básica à saúde, do Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz – Fiocruz Bahia; e inauguração da unidade da empresa alemã Fraunhofer (detentor da patente e desenvolvimento do MP3) nas dependências do Parque. Fonte: Secom/Ba