A Festa de Reis é uma das mais antigas e tradicionais festas da Cultura Popular, e em Feira de Santana a celebração se mantém viva. Na noite dessa sexta-feira (6), os reisados levaram liturgia e folia para a Cidade da Cultura, espaço organizado e dirigido pelo cantador e poeta popular Asa Filho.

Realizado todo dia 6 de janeiro, a Folia dos Santos Reis faz alusão à visita dos três Reis Magos ao recém nascido Jesus. Cheia de religiosidade e fé, a festa é repleta de brilho e cor e é marcada pela enorme alegria dos cantos e danças.

Situado no Eucaliptos, populoso bairro de Feira, o Reisado Estrela de Belém é composto por muitos jovens e também por idosos, e foi um dos grupos que levaram para Cidade da Cultura uma pequena mostra da beleza e fé que alimentam a Folia de Reis.

Ao som de música e estouro de fogos, o grupo fez um pequeno e animado desfile na rua e contornou uma pequena praça do Conjunto João Paulo, Mangabeira, bairro onde fica localizada a Cidade da Cultura. O cortejo acabou por adentrar o local causando um impacto bem positivo nos presentes ao levar alegria e um colorido sem igual para os visitantes. Muitos dos quais cairam no samba.

Asa Filho fora do Reisado de São Vicente

Pouco antes da chegada do Reisado Estrela de Belém, Asa Filho concedeu uma entrevista para o Bahia Geral e Radio BBG falando da importância de manter viva a tradição da festa de reis em Feira de Santana. Também explicou quais os motivos que o fizeram desistir de realizar a folia durante a Festa de Reis de Tiquaruçu, o famoso Reisado de São Vicente. Na ocasião, o cantador disse que após mais de 15 anos participando da Festa do Reisado do Distrito de Tiquaruçu, este ano não vai participar.

“Eu não consegui implantar a Folia de Reis, o Terno de Reis” lamenta Asa Filho ao explicar a sua saída da Festa do Reisado de Tiquaruçu. Asa Filho se queixa das dificuldades e do que “chamou de fardo pesado”.

“O apelo político e comercial” foram citados por Asa Filho como dificuldades que contribuíram de maneira decisiva para o seu afastamento da Festa em Tiquaruçu. Sobre isso, o ativista cultural não deu maiores explicações.

Jamil Souza