Em sessão especial, a Câmara Municipal de Feira de Santana comemorou os 10 anos do Estatuto do Idoso e o encerramento das comemorações alusivas a Semana do Idoso. Na ocasião, o advogado e membro do Conselho Municipal do Idoso, Ricardo Oliveira Rebelo afirmou que o estatuto não está sendo cumprido e sugeriu que idosos voltem à universidade. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (04), a sessão especial foi proposta pelo vereador Justiniano França, presidente da Casa da Cidadania.

Durante sua explanação, Ricardo Oliveira destacou a responsabilidade dos cidadãos para com os idosos e motivou a população idosa a ingressar na vida acadêmica.

O palestrante informou que o direito a melhor idade está presente na Constituição Federal de 1988, e com ela vieram a cultura dos direitos humanos. Ele contou que somente em 1994 o Estado reconheceu que é necessário intervir na proteção e na defesa desses novos idosos, com o objetivo de criar condições para assegurar a longevidade com qualidade de vida, tais como saúde, transporte, cultura, educação, previdência, entre outros.

Ricardo falou sobre o aumento da expectativa de vida da população e afirmou que essa situação força o poder público a tomar providências para garantir qualidade de vida para as pessoas idosas.

Ele ressaltou que o Estatuto não está sendo cumprido. Segundo Ricardo, o atendimento prioritário aos órgãos de saúde, a acessibilidade dos idosos nas calçadas de Feira de Santana e a oferta de emprego são alguns dos itens que não estão sendo cumpridos.

Ricardo motivou os idosos a ingressarem nas faculdades. Ele realçou que é possível que os idosos voltem a estudar. “Faço um apelo particular: a Faculdade da Terceira Idade. Ela pode ser criada através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Feira de Santana e escolas privadas ou com outras parcerias, inclusive com o poder público estadual”, sugeriu.

Além do presidente do Legislativo feirense, vereador Justiniano França e o advogado e membro do Conselho Municipal do Idoso, Ricardo Oliveira Rebelo, a sessão especial teve a mesa composta pelo vereadora Gerusa Sampaio; o deputado estadual José de Arimatéia; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Cacilda Miranda da Silva.

Também estiveram presentes os vereadores José Carneiro, Isaias de Diogo, Correia Zezito e Eli Ribeiro. Também prestigiaram o evento o tenente da PM Josemar de Lima Bezerra (representando o comandante do CPRL, Coronel Adelmário Xavier); Leila Cristina Amarante Coelho, coordenadora da Universidade  Aberta a Terceiras Idade (UATI/UEFS), além de todos os conselheiros municipais do Idoso.