O Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana desfila no próximo domingo, 13. A escolha de sua rainha acontece, nesta quinta-feira (10), num evento marcado por exposição e palestras no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

A festa de escolha da rainha do evento, que está na sua oitava edição, vai contar com uma exposição fotográfica que pretende apresentar vários momento dos desfiles do Bando Anunciador. Entre os fotógrafos expositores, um nome já consagrado e que é garantia certa de belas imagens, o artista plástico Juraci Dórea. Além do mestre, os presentes verão fotos das lentes do experiente George Lima, além de Beto Souza e Aldo Lima.

Ainda na programação, uma mesa redonda com o tema “Memória e Identidade Cultural: O Bando Anunciador da Festa de Santana”, com os professores Gilmário Moreira Brito (Universidade do Estado da Bahia – Uneb), e Diego Carvalho Correa (Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs), certamente vai esclarecer aspectos da extinta Festa de Senhora Santana e papel do Bando Anunciador.

A festa de escolha da rainha do Bando ocorre hoje (10) e começa às 19hs no Teatro do Cuca, situado à rua á Conselheiro Franco, nº 66, Centro, próximo à Praça da Matriz. De acordo com a assessoria de comunicação da Uefs, vinte e uma candidatas concorrem ao título.

Idealizado e organizado pelo Cuca, entidade ligada à Uefs, o Bando Anunciador da Festa de Santana acontece desde 2007, com o objetivo de resgatar a tradição popular das homenagens à padroeira de Feira de Santana, Senhora Santana, extinta pela Igreja Católica em 1987.

Ano após ano, o desfile do Bando toma corpo e aumenta o número de participantes que levam irreverência e alegria para as ruas do centro antigo de Feira de Santana. Todos são convidados a participar, e muitas pessoas atendem o convite e vão fantasiadas, representando bairros, povoados e até grupos de outros municípios.

Este ano, o desfile acontece no próximo domingo, 13 de julho, a partir das 7h. Com saída do Cuca, o desfile segue pela Praça da Bandeira, Rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó e termina na Praça da Matriz. Mais informações sobre o Bando Anunciador da Festa de Santana podem ser obtidas pelos telefones (75) 3221-9744 ou 3221-9766 ou acessando a página do Cuca na internet (www.uefs.br/cuca).

Jamil Souza