De acordo com nota da prefeitura, os membros da diretoria do Sindicato dos Camelôs de Feira de Santana (Sindicame) aprovaram, por unanimidade, o projeto arquitetônico do Shopping Popular. Conforme matéria da Secretaria de Comunicação do município, o projeto foi apresentado pelo secretário de desenvolvimento econômico Antônio Carlos Borges Junior, em reunião na tarde de quarta-feira, 12, na sede da secretaria.

O shopping faz parte do Pacto de Requalificação do Centro Comercial, o Pacto de Feira, e terá 1.8oo boxes, distribuídos em três pisos, com ampla área de circulação, escadas rolantes, praça de alimentação, agência bancária, segurança, serviços de estacionamento e entretenimento.

A prefeitura afirma que o shopping é um “antigo sonho do sindicato”. E que, “conforme atestou o presidente em exercício do Sindicame, Marcelo de Moura Pereira, o Shopping Popular visa a regulamentação de centenas de comerciantes informais da cidade e uma melhor prestação de serviço dos mesmos para a população feirense”.

O Shopping Popular tem sido apresentado pela prefeitura como sendo a solução para o sempre crescente número de vendedores ambulantes que se espalham pelo centro comercial de Feira de Santana. O projeto tem recebido críticas. A saída de antigos e tradicionais comerciantes do setor de artesanato do Centro de Abastecimento para a construção do shopping tem sido apontado como um dos aspectos negativos.

Jamil Souza